AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DUAL DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR DE CONTABILIDADE

Autori

  • Lana Cristina de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda
  • Amanda Aguiar de Souza Associação Educacional Dom Bosco, Resende

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva60202177641-61

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo sobre as possíveis contribuições do Modelo Dual de Educação para o Ensino superior em Contabilidade. O objetivo geral é identificar as possíveis contribuições do Modelo Dual de Educação para o curso de graduação de Ciências Contábeis. A questão de pesquisa é: Quais as possíveis contribuições do Modelo Dual de Educação para o curso de graduação de Ciências Contábeis? A partir dos dados levantados no referencial teórico percebeu-se que o estudo do ensino em contabilidade tem importância diante de uma realidade que passa por mudanças constantes, onde discorreu-se o ensino superior em contabilidade, alguns aspectos constantes das Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis; o cenário atual do mercado de trabalho com relação ao profissional contábil e identificou-se alguns desafios do ensino superior em contabilidade. Procurou-se discorrer sobre o modelo dual de educação e suas contribuições. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, classificou-se quanto aos objetivos como exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos como levantamento. Para complementar e reforçar a literatura, foram utilizados questionários e entrevistas com depoimentos obtidos de docentes que trabalham no modelo dual de educação em uma faculdade, a qual é pioneira nesta proposta no ensino superior no Brasil, em Resende/RJ, onde para análise das opiniões foi selecionada uma técnica chamada Discurso do Sujeito Coletivo – DSC.  Permitiu-se com os achados neste estudo identificar possíveis contribuições do modelo dual de educação para o curso de contabilidade e seus desafios, podendo contribuir para que o curso supere as pressões que sofre tanto do mercado de trabalho quanto dos discentes. Este estudo contribuiu para iniciar uma discussão a respeito do modelo dual no ensino superior na contabilidade acadêmica, dado que os achados sobre o dual foram em bases internacionais, podendo abrir discussões futuras a respeito deste assunto.

Palavras chave: Ensino, Contabilidade, Modelo Dual.

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Pubblicato

2021-07-01

Come citare

Oliveira, L. C. de, & Souza, A. A. de. (2021). AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DUAL DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR DE CONTABILIDADE. Revista Valore, 6, 41–61. https://doi.org/10.22408/reva60202177641-61