OBJETIVIDADE E NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA EM QUESTÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autori

  • JOSE HENRIQUE DE LACERDA FURTADO Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ; Mestre em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/FIOCRUZ);Bacharel em Enfermagem (UBM); Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Pinheiral-RJ. https://orcid.org/0000-0003-2257-3531
  • FRANCISCA PAULA DE LACERDA FURTADO Especialista em Gestão de Saúde Pública (UFF); Bacharel em Enfermagem (UBM);Técnica Administrativa em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Volta Redonda-RJ.
  • CAIO RAMON QUEIROZ Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA); Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023984e-8076

Abstract

Este estudo teve como objetivo central discutir acerca da objetividade e neutralidade do conhecimento científico ao longo da história, a partir de uma revisão bibliográfica, ancorada nas obras de autores que vêm discutindo a temática abordada ao longo dos anos. Dessa forma, o estudo foi organizado em duas seções, sendo a primeira destinada às discussões relacionadas a evolução das perspectivas históricas da concepção de ciência, abordando questões atinentes à objetividade e à neutralidade do conhecimento científico ao longo da história e, a segunda seção, construída com o intuito de acrescentarmos algumas discussões acerca do processo acentuado de mercantilização que a ciência vem sofrendo ao longo dos anos, sobretudo com o advento do neoliberalismo no contexto contemporâneo. Considerando as discussões apresentadas, fica evidente o quanto a concepção de ciência foi se modificando ao longo da história, sendo diretamente influenciada pelo modo de organização da sociedade, seus valores e a cultura de cada época. Além disso, faz-se oportuno destacarmos os diversos malefícios possíveis, decorrentes do processo cada vez mais acentuado de mercantilização do conhecimento científico. Faz-se necessário e urgente, portanto, um profundo movimento de luta pela desmercantilização da ciência, a fim de que o seu papel social possa enfim ser retomado.

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Biografie autore

JOSE HENRIQUE DE LACERDA FURTADO, Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ; Mestre em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/FIOCRUZ);Bacharel em Enfermagem (UBM); Técnico Administrativo em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Pinheiral-RJ.

Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Mestre em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/FIOCRUZ - RJ, Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM (2010). Especialista Docência para Educação Profissional e Tecnológica (IFRJ), especialista em Acesso à Saúde: Informação, comunicação e equidade pelo ICICT/FIOCRUZ - RJ (2018), especialista em Enfermagem do Trabalho (2015) e em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (2015), pelo Centro Universitário Internacional. É 3º Sargento especialista (da reserva) da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo servido no Hospital de Aeronáutica dos Afonsos no período de 2008 a 2011. Atua no Serviço de Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Pinheiral - RJ). Tem experiência na área de Enfermagem, com foco na área assistencial de média e alta complexidade, saúde coletiva, saúde do trabalhador e promoção da saúde. Membro do Conselho editorial das editoras e-Publicar e Amplla. Revisor dos periódicos Revista de Atenção Primária à Saúde da UFJF e Revista Contexto & Saúde. Pesquisa nas áreas de Saúde e Educação, com ênfase em Politicas Públicas, Formação Profissional, Atenção Primária à Saúde e Processo de trabalho

FRANCISCA PAULA DE LACERDA FURTADO, Especialista em Gestão de Saúde Pública (UFF); Bacharel em Enfermagem (UBM);Técnica Administrativa em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Volta Redonda-RJ.

Especialista em Gestão de Saúde Pública (UFF) e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (IFRJ); Bacharel em Enfermagem (UBM);Técnica Administrativa em Educação/Enfermagem do IFRJ-Campus Volta Redonda-RJ.

CAIO RAMON QUEIROZ, Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA); Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ.

Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA); Pós-graduação em Traumato-ortopedia com ênfase em terapia manual (UNESA); Pós-graduando em Acupuntura (FaSF); Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ.

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Pubblicato

2023-08-18

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)