CENAS DE EXCLUSÃO, VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO LGBTQI+ EM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231170e-8062

Resumo

Os discursos sobre diversidade sexual e gênero apresentam-se nos mais diversos espaços da sociedade e, geralmente, são carregados de tabus, crenças, contradições e violências. Por isso, realizamos uma investigação em duas escolas públicas de ensino fundamental, para problematizar a temática “gênero e diversidade sexual” com as/os professoras/es a partir da identificação de situações de discriminação no cotidiano escolar. Os resultados apontaram, em geral, que a escola contribui para o processo de perpetuação do padrão heteronormativo e a formação continuada docente é uma possibilidade de enfrentamento das contradições no respeito à diversidade sexual e de gênero.

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Biografia do Autor

Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Manaus, AM, Brasil.

Psicóloga, mestre em Psicologia Escolar, doutora em Psicologia como Profissão e Ciência e pós-doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora Adjunta I da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM.  Membro do GT Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Manaus, AM, Brasil.

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. É professora titular da Faculdade de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em psicologia (PPGPSI) e em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas. Cordenadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Educação (LADHU). Bolsista Produtividade 2 CNPq.

Mylane Lima de Brito Araújo, Faculdade Martha Falcão - DeVry. Manaus, AM, Brasil.

Psicóloga pela Faculdade Martha Falcão-Devry. Especialista em Psicologia em Hospital Geral. Desenvolve pesquisas na área de Desenvolvimento humano, Educação e Saúde.

Marcely Ingrid Dantas Almeida, Universidade Nilton Lins. Manaus, AM, Brasil.

Psicóloga pela Faculdade Martha Falcão-Devry. Cursando Especialização em Neuropsicopedagogia na Universidade Nilton Lins.

Eduardo Barbosa de Menezes Guimarães, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Manaus, AM, Brasil.

Psicólogo clínico. Especialista em Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos (UEA/AM). Mestrando em Psicologia na linha Psicossocial (PPGPSI-UFAM/AM).

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Publicado

2023-06-13

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)