A IMPORTÂNCIA DO COACHING NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DNA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Diego Ventura Magalhães Universidad Columbia del Paraguay , Asunción – Paraguai Faculdade da Amazônia, Ananindeua, PA- Brasil
  • Marilia Matos Monteiro Gonçalves Ferreir Ferreir Faculdade da Amazônia, Ananindeua, PA- Brasil
  • Rayanny Cardoso Moreira Faculdade da Amazônia, Ananindeua, PA- Brasil Faculdade Pitágoras, Guanambi, BA, - Brasil
  • Diego Emerson Silva Costa Centro Universitário FG, Gunambi, BA – Brasil Faculdade Pitágoras, Guanambi, BA, - Brasil
  • Elaine Silva de Freitas Faculdade da Amazônia, Ananindeua, PA- Brasil
  • Vanessa Farias Braga da Cunha Faculdade da Amazônia, Ananindeua, PA- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva4020193521-12

Resumo

O mundo do trabalho vem passando por modificações devido a globalização nos âmbitos econômico, financeiro, político, tecnológico e social. Devido a essas mudanças no local de trabalho, os indivíduos podem ter dificuldades em se adaptarem. O programa de coaching organizacional visa ajudar os coloaboradores a desenvolver novas atitudes e habilidades para atingir os objetivos organizacionais e demonstrar que a interdisciplinaridade é necessária para integrar o conhecimento apropriado para obtenção de melhores resultados. O processo de coaching baseia-se na avaliação do desempenho individual, bem como nas dificuldades relacionais. O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento da organização através do coaching e destacar a importancia desta ferramenta dentro da mesma. A metodologia utilizada é do tipo descritiva com abordagem mista, sua coleta de dados foi realizada através da pesquisa bibliografica e pesuisa de campo; sua analise adotou como técnica a analise do conteudo comparando a teoria versus prática. Os resultado demostram beneficios na utilização do coaching nas organizações como melhorias nos processos, na liderança e na otimização do tempo. Neste contexto, conclui que o coaching nas organizações é de suma importacia, poendo essa ser utiulizada como um diferencial competitivo nos novos mercados globalizados.

 

Palavras-chave: Coaching. Organização empresarial. Líder-liderado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTELLANI, Moacyr. Meta voaching e gestão integral. Disponível em:. Acesso em 08 de set. 2017

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da Administração. Barueri, SP: 2014.

DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo. Atlas, 2008.

HALL, L. Michael. Coaching de grupo e equipe: meta coaching. Rio de Janeiro: qualitymark, 2014.

House, Kimsey, Sandahi, Coaching Coativo: Mudando negócios e transformando pessoas. São Paulo: .3° ed. Évora 2015.

IMPACTOS DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOCOMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Disponível em:

<https://pt.scribd.com/document/20740816/Impactos-da-Inovacao-Tecnologica-no-Comportamento-Organizacional>. Acesso em: 05 de set. 2017.

KRAUSZ, Rosa R. Coaching executivo: a conquista da liderança. São Paulo: Nobel, 2007.

LANGE, Amanda; KARAWEJCZYK, Tamara. Disponível em: <http://sphinx.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/1495/1046coachingno processo de desenvolvimento individual e profissional- abril 2014>. Acesso em: 06 set. 2017.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

PESQUISA QUANTITATIVA E PESQUISA QUALITATIVA: ENTENDA A DIFERENÇA. Disponível em: <https://www.institutophd.com.br/pesquisa-quantitativa-e-pesquisa-qualitativa-entenda-a-diferenca>. Acesso em: 05 set. 2017.

PEQUENOS NEGÓCIOS PARAENSES PODEM LUCRAR COM INVESTIMENTOS EM DESIGN. Disponível em: <http://www.paagenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/PA/pequenos-negocios>. Acesso em: 05 de set. 2017.

WEISS, Alan. Coach de ouro: como alcançar o sucesso em uma atividade atraente e rentável. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Downloads

Publicado

2020-01-08