O PSICOPEDAGOGO NA PRÁTICA COLABORATIVA EQUOTERÁPICA NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO INCLUSOS EM SALAS REGULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018483103-117Resumo
Este trabalho tem como proposta o estudo da contribuição e atuação do psicopedagogo na Equoterapia e sua relação com a interação do cavalo como um elemento colaborativo na construção do ensino, aprendizagem e do desenvolvimento da criança autista inclusas em salas regulares da educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever, observar e analisar as contribuições desse profissional no Programa de Equoterapia Educacional da UFRRJ no CAIC – Paulo Dacorso Filho, com crianças Autistas como mediação do processo de ensino e aprendizagem na significação da cultura escolarizada apoiando-se na abordagem colaborativa entre todos os agentes educativos da escola e o cavalo. Desta forma, os resultados obtidos indicam avanços comportamentais, afetivos e significativos dessas crianças, rompendo com as perspectivas conservadoras baseadas na limitação de aprendizagem, sendo aos poucos desfeitas nas interações transdisciplinares que Equoterapia passou a proporcionar entre atividades lúdicas, inclusivas baseadas em jogos e ações motrizes com e sobre o cavalo. Favorecendo a superação para a expectativa transformadora da aprendizagem desvendando novas saberes e práticas educativas, trazendo novos significados pedagógicos com a aproximação da escola, terapeutas e a família. Reafirmando que as interações, mediadas por esse profissional, estabelecidas na vida dos sujeitos com necessidades educacionais especiais se constituem no importante papel na vida educacional nos processos intercedidos no ensino, aprendizagem e no desenvolvimento da criança autista.
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