AUMENTO DA EFICÁCIA NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROVENIENTE DOS PARQUES EÓLICOS EM DECORRÊNCIA DA CRISE HÍDRICA NO BRASIL

Autores

  • José David Ferreira Moura Centro Universitário INTA, Sobral/Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7020221084111-120

Resumo

Em virtude do atual cenário a nível mundial no que se refere aos efeitos adversos das mudanças climáticas ligadas diretamente ao aumento da tarifa energética brasileira, é atribuído uma importância maior na utilização de energias renováveis como também um planejamento de maior eficácia nos âmbitos governamentais sobre as matrizes energéticas. A energia cinética proveniente da força do vento tem sido um bom atrativo de investimentos das concessionárias responsáveis pelo capital investido nesse ramo energético, transformando o litoral brasileiro, em especial a região litorânea do Nordeste em um grande potencial de interesses econômicos e energéticos para a população.

Palavras-chave: Energia Eólica, Energia Cinética, Energias Renováveis, Planejamento, Matriz Energética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Jose Jakson Amancio. Potencial eólico na direção predominante do vento no Nordeste do Brasil. Campina Grande. Departamento de Ciências Atmosféricas, Universidade Federal da Paraíba, Dissertação (Mestrado em Meteorologia), 125pp. 2001.

ALVES, Jose Jakson Amancio. Estimativa da Potência, Perspectiva e Sustentabilidade da Energia Eólica no Estado do Ceará. Campina Grande. Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Tecnologia e Recursos Naturais. Pós-Graduação em Recursos Naturais. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) 163p, 2006.

VINHAES, E. A. S. Estrutura de governança e comportamento estratégico em sistemas elétricos reestruturados: uma análise do poder de mercado na indústria de energia elétrica brasileira. 2003. Tese (Doutorado) – Departamento de Engenharia e Produção de Serviços, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2003.

ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Brasília. Disponível em

<http://www.aneel.gov.br>Acessado em 28 de setembro de 2021.

ABEEólica. Associação Brasileira de Energia Eólica. Disponível em

<http://abeeolica.org.br> Acessado em 01 de outubro de 2021.

CEPEL. Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, 2001. Disponível em:

<http://www.cresesb.cepel.br/publicações/ index.php?task=livro&cid=1>.. Acesso em: 01 outubro de 2021.

Publicado

2022-03-21