A DIFERENÇA E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: UM OLHAR PARA AS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva8020231259e-8005

Resumo

A apresentação desse estudo é de cunho qualitativo por meio de revisão bibliográfica. O objetivo foi de fortalecer e incrementar as reflexões e posicionamentos dos sujeitos em suas vivências no Ensino Superior, com a intenção de transformar o ambiente universitário num espaço para ser sem restrições das individualidades, no qual as diferenças e singularidades de cada um possibilitem a produção de subjetividades e processos emancipatórios. Para tanto, o principal aporte teórico foi baseado em González Rey (1997; 2003; 2004; 2006; 2007; 2011; 2014; 2017; 2019), que trata da subjetivação e suas produções de sentido e as contribuições do campo da Psicopedagogia (ANDRADE, 2003; FERNÁNDEZ, 2001). Os resultados apontaram que as diferenças entre as pessoas podem se direcionar ao binômio exclusão x inclusão e apresentam como possibilidade potencializadora, a introdução das discussões sobre as diferenças, como tema transversal para os diferentes nichos educacionais em consonância com as concepções da Educação Inclusiva. Assim, conclui-se que ter a subjetivação como principal elemento para a compreensão das diferenças, independentemente da forma com que ela se apresenta, pode reverberar como fontes de análises que priorizam a produção de sentidos e a visibilidade dos sujeitos a partir do conceito de sujeito-autor.

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Biografias Autor

Lidiene Jaqueline de Souza Costa Marchesan, Universidade Federal de Santa Maria Doutoranda

Psicóloga. Mestre em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Educacional (UFSM), Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (UFSM). Licenciada no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG-UFSM) e atualmente cursando o Doutorado.Membro do Grupo de pesquisa em Educação,Saúde e Inclusão - GEPEDUSI /UFSM, desenvolvendo estudos com ênfase nos processos de Aprendizagem, Acessibilidade e Inclusão, na Educação Superior

Clarissa Faverzani Magnago, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Mestre em Educação pela UFSM (2009) e Doutoranda em Educação pela UFSM. Possui Especialização em Psicologia Hospitalar pela ULBRA/Canoas (2003) e Especialização em Saúde Coletiva pela UNIFRA/Santa Maria (2006). Atua profissionalmente junto a Universidade Federal de Santa Maria, na Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências da Saúde.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona (1998), doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona (2003), e pós- doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino. Coordenadora na Coordenadoria de Ações Educacionais-CAEd-PROGRAD. -Acessibilidade;- Aprendizagem;- Ações Afirmativas Sociais, Étnico-raciais e Indígenas. 

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Publicado

2023-03-17

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)