IMAGENS E INDÍCIOS: SIGNIFICADOS DA REFORMA ATÍLIO VIVACQUA (1928 – 1930) NAS ILUSTRAÇÕES DA “CARTILHA ENSINO RÁPIDO DE LEITURA” DE MARIANO OLIVEIRA

Autores

  • Valter Natal Valim Carlos Doutor em Educação (PPGE/UFRJ). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7020221327e-7056

Resumo

Este estudo objetivou investigar significados das ilustrações contidas na “Cartilha Ensino Rápido de Leitura”, de Mariano de Oliveira, utilizada no ensino primário, no Espírito Santo, na Primeira República. Desse modo, analisando, historicamente, as ilustrações nas cartilhas, percebemos que as mesmas se constituem como indícios que nos oferecem pistas de propostas pedagógicas, tendências metodológicas e políticas públicas, do espaço e tempo de sua produção, circulação e utilização. Portanto, concluímos que as ilustrações têm a potência de narrativas de uma cultura escolar, ao representarem palavras, textos e temas, assim sendo, detêm valores, sentidos e significados. Portanto, enquanto objetos culturais, trazem informações, que registram pontos de vista culturais e escolares das épocas, além dos elementos que desenvolvem habilidades de leitura e escrita. À vista disso, concluímos que as ilustrações e seus significados, que lhe são atribuídos ao longo do tempo nos espaços escolares, se constituem como possibilidades que oportunizam narrativas historiográficas.

Palavras chave: ilustração, cartilha, Primeira República.

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Publicado

2022-09-25

Como Citar

Carlos, V. N. V. (2022). IMAGENS E INDÍCIOS: SIGNIFICADOS DA REFORMA ATÍLIO VIVACQUA (1928 – 1930) NAS ILUSTRAÇÕES DA “CARTILHA ENSINO RÁPIDO DE LEITURA” DE MARIANO OLIVEIRA. Revista Valore, 7, e-7056. https://doi.org/10.22408/reva7020221327e-7056

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)