CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Janaina Oliveira Silva ICESP

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023145834-42

Resumo

Refletir sobre as práticas pedagógicas e didáticas de ensino nas situações de aprendizagem se apresenta como uma necessidade. Para tal, propomos neste trabalho apresentar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino superior em cursos oferecidos na modalidade de educação à distância (EaD). Apresentamos materiais digitais de aprendizagem (MDA) com características que possibilitam um aprendizado interativo e que coloca o estudante no centro do processo, dando-lhe voz e oportunizando seu protagonismo estudantil. Com isso, a aprendizagem propiciada no âmbito desse processo de ensino-aprendizagem se mostra inovadora, humanizada e significativa. Desenvolvemos nossa discussão à luz das contribuições teóricas de autores como Lévy (2000, 2016), Zabala (2002), Behar (2008), Morán (2015), dentre outros estudiosos do campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEHAR, P. A. et al. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2008.

KEARSLEY, G.; MOORE, M. G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.

_____. O que é o virtual? Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10/10/2021.

_____. Congresso Fronteiras do Pensamento, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.fronteiras.com/assista/busca?palavra_chave=&pensadores%5B%5D=pierre-levy. Acesso em: 10/10/2021.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-ontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf

VALENTE, J.A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Vol.7 no.12. Botucatu. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100010. Acesso em: 10/10/2021.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Publicado

2023-05-06

Edição

Secção

Anais I SIIPET - Seminário Internacional de Inovação, Pesquisa, Extensão e Tecnologia