INTELIGÊNCIA EMOCIONAL X VIDA PROFISSIONAL: uma análise nos escritórios de contabilidade de Venda Nova do Imigrante-ES
Resumo
Inteligência emocional e produtividade são conceitos importantes quando se trata do ambiente de trabalho. Esta pesquisa busca analisar como os funcionários dos escritórios contábeis localizados em Venda Nova do Imigrante-ES, percebem a influência de suas emoções, frente a produtividade, ressaltando as práticas de gestão voltadas à inteligência emocional e o conhecimento dos proprietários e funcionários destes escritórios a respeito da temática abordada. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados. A coleta dos dados se deu através da aplicação de questionários para os gestores e colaboradores, via google forms. Destaca-se na pesquisa que as emoções têm um impacto positivo na produtividade, ou seja, a compreensão das emoções contribui para melhores resultados, melhora o ambiente de trabalho e traz motivação, além de influenciar nos resultados organizacionais. Foi possível observar que o estresse e o ambiente de trabalho são fatores que impactam de forma significativa na produtividade. Notou-se que os gestores motivam seus funcionários a trabalharem todos os dias, além de ouvirem e estimularem a comunicação interna no escritório. Destacou-se que os gestores dos escritórios têm conhecimento sobre inteligência emocional e entendem o quanto impacta no desempenho profissional e resultados da organização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.