ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ÁGUA DESENVOLVIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÀ, BRASIL

Autores

  • Maria de los Angeles Perez Lizama Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICETI, Maringá-PR – Brasil
  • Marcia Aparecida Andreazzi Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICETI, Maringá-PR – Brasil
  • Edneia Aparecida de Souza Paccola Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICETI, Maringá-PR – Brasil
  • Luiz Felipe Machado Velho Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICETI, Maringá-PR – Brasil
  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGCO), Centro Universitário Cesumar/UNICESUMAR, Maringá-PR – Brasil Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação/ICETI, Maringá-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva40201931329-40

Resumo

As pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica buscam soluções para problemas em diferentes áreas do conhecimento e temáticas e, dentre essas temáticas, os recursos hídricos têm sido amplamente discutidos. Por isso, este trabalho analisou os projetos de iniciação científica desenvolvidos em uma Instituição de Ensino Superior privada, no sul do Brasil, durante um período de 15 anos, que abordaram diferentes aspectos relacionados à água. A avaliação histórica mostrou um número reduzido de projetos relacionados ao tema água (3,23%), sendo que a maioria foi da categoria Programa de Iniciação Científica-PIC (60,3%), desenvolvidos nos últimos 6 anos (74,8%), principalmente pelos cursos de Ciências Biológicas (32,4%), Engenharia Ambiental e Sanitária (29,8%), Engenharia Civil (11,8%;) e Engenharia Química (8,22%), abordando temas como monitoramento, análise físico-química e/ou microbiológica em diferentes corpos hídricos e formas alternativas de tratamento de água e/ou efluentes. Baseados nos resultados desse estudo considera-se importante que as IES promovam ações de estímulo para a execução de mais estudos sobre o tema água, buscando propiciar aos alunos uma formação científica e acadêmica, que resulte em cidadãos sensibilizados com a importância da água para a vida, com a proteção dos recursos naturais e com o desenvolvimento sustentável.

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Publicado

2019-11-30