Pensando a práxis pedagógica hodierna em face das correntes contemporâneas sobre aprendizagem

Autores

  • Cristina Novikoff Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Cajazeiras.
  • Adriana Castro
  • Dayse Barreto
  • Darlene de Queiroz
  • Marcelo Chilingue
  • Márcia Figueira
  • Maria Anselmo
  • Patrik dos Santos
  • Renata Felício
  • Rodrigo Piá
  • Sandra Freire
  • Simone Nunes
  • Vânia Oliveira
  • Viviana de Carvalho
  • Wilmar Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva1220174770-90

Resumo

O presente artigo discute numa ótica pedagógico-filosófica as correntes contemporâneas de pensamentos que mais influenciaram o existir humano no que diz respeito à questão do ensino-aprendizagem. Resultante de atividade pedagógica nasce da mediação por meio de perguntas a cada tarefa cumprida, num período de 15 encontros entre mestrandos e professora. Apresenta-se, portanto, aspectos fundamentais do processo de ensino e aprendizagem que espelham a realidade hodierna e suas problemáticas epistemológicas que marcam o cotidiano pedagógico, seja na pratica de ensino, seja na didática ou na aprendizagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: educação, correntes pedagógicas, contemporaneidade, complexidade, pós-modernidade.

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Biografia Autor

Cristina Novikoff, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Cajazeiras.

Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000) em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987). Atua na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Cajazeiras. Coordenadora do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/UFCG.

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Publicado

2017-08-02

Edição

Secção

Artigo Original