Desafios da gestão escolar em meio as discussões de identidade, diferença e diversidade cultural no âmbito educativo

Autores

  • Maria Thaís de Oliveira Batista Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva12201748136-152

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a função da gestão escolar frente à diversidade cultural na escola, no tocante aos desafios cotidianos à questão, bem como compreender as potencialidades do projeto político pedagógico nesse processo, em meio ao enfrentamento das questões que envolvem a diversidade existente no cotidiano escolar como um todo. Trazemos as contribuições dos estudos culturais para compreensão das especificidades que perpassam a diversidade da sociedade atual – como as discussões que envolvem as questões de identidade e diferença –, de modo que encontramos em grandes autores, argumentos pertinentes à proposta deste texto e que compõem o interior das instituições de ensino, como também os principais desafios que enfrenta a gestão escolar. A diversidade cultural necessita ser trabalhada no contexto escolar mediante uma postura crítica e reflexiva das instâncias administrativas e pedagógicas, na medida em que se faz necessário oportunizar espaço para que as diferenças possam ser questionadas e compreendidas, proporcionando uma reflexão sobre a multiplicidade de identidades e, sobretudo valores e representações que nos constituem enquanto sujeitos com diferenças diversas. O principal papel da gestão escolar nesse processo em meio aos desafios no tocante à diversidade a ser delineada no Projeto Político Pedagógico, consolida-se em oportunizar de forma democrática, espaço para o diálogo dos diferentes sujeitos e formação continuada dos seus profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria Thaís de Oliveira Batista, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do departamento de Educação do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - campus de Cajazeiras/PB.

Referências

GIROUX, Henry. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de educação. In SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11ª Ed. Rio de Janeiro, Vozes, 2013. p.83-100.

GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade currículo. Organização do documento: Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós – modernidade / tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro - 11. Ed.- Rio de janeiro: DP&A, 2006.

JOHNSON, Richard. O que é afinal, estudos culturais? In: JONHSON, Richard; ESCOSTEGUY, Ana; SCHULMAN, Norma. O que é afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.07-132. Tradução de: Tomaz Tadeu da Silva.

MUNANGA, Kabengele. Mestiçagem e experiências interculturais no Brasil. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; REIS, Leticia de Souza (orgs.). Negras Imagens. São Paulo: Edusp, 1996, p. 179-193.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da Fonseca. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VASCONCELOS, Celson dos Santos. Projeto Político-Pedagógico: considerações sobre a sua elaboração e concretização. In: Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2013.

VASCONCELOS, Celson dos Santos. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Publicado

2017-08-02

Como Citar

Batista, M. T. de O. (2017). Desafios da gestão escolar em meio as discussões de identidade, diferença e diversidade cultural no âmbito educativo. Revista Valore, 2(1), 168–185. https://doi.org/10.22408/reva12201748136-152

Edição

Secção

Artigo de Revisão