A CRECHE COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O PAPEL DO PSICOLOGO

Autores

  • Carolline Nunes Lopes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018489137-145

Resumo

No presente artigo será abordado sobre a creche como um espaço de desenvolvimento infantil. O trabalho usara como metodologia básica a revisão bibliográfica. Devemos entender que o desenvolvimento infantil é singular e único e precisar se respeitado e estimulado. No Brasil, a creche se tornou um importante mecanismo complementar. O presente artigo contribui para demonstrar quebra da antiga visão assistencialista criada no decorrer dos anos. Hoje o objetivo se tornou a estimulação e a educação, nesse contexto observamos a importância e trabalhos que o psicólogo escolar pode e deve desenvolver nesse ambiente. Proposta pensada por diversos projetos de lei, importante para todos os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do

Estado, 1988.

______. LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível

em< www.planalto.com.br. >. Acesso em 15 de novembro de 2011.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais

para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 2006.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

(3 volumes).

______. Ministério da Saúde. Estatuto da criança e do adolescente. 3. ed. Brasília, 2008.

FERREIRA, M. C. R. e GROSSE, D. Os fazeres na educação infantil. 5.ed. São Paulo:

Calçadense, 2002

FERREIRA, Maria Clotilde R. et al. Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PASCHOAL, J. D. e MACHADO, M. C. G. A história da educação infantil no Brasil: avanços,retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, 2009.

MONTESSORI, MariaMente Absorvente – (tradução de Wilma Freitas Ronald de Carvalho). Rio de Janeiro: Editora Nórdica, 1949.

PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Fundo de cultura: 3° edição; 1973.

MARTÍNEZ, A. M. O psicólogo na construção da proposta pedagógica da escola: áreas de atuação e desafios para sua formação. In: ALMEIDA, S. F. C. (Org.). Psicologia Escolar: ética e competências na formação profissional. Campinas: Alínea, 2003a. Cap. 5, p. 105-124.

Publicado

2020-05-13

Como Citar

Lopes, C. N. (2020). A CRECHE COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O PAPEL DO PSICOLOGO. Revista Valore, 3, 137–145. https://doi.org/10.22408/reva302018489137-145