O CORPO ENQUANTO EXPERIÊNCIA POSSÍVEL EM DANÇA-EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva4020196831-13Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de se repensar as práticas pedagógicas em Dança em outra perspectiva para que esse conhecimento contribua no desenvolvimento de uma consciência corporal-espacial dentro da escola, por parte dos alunos. Para tal investigação, serão abordados relatos de experiências vivenciadas em uma Escola Federal do Rio de Janeiro, em um Programa de Pós-Graduação em mesma cidade e em uma Escola Municipal de Porto Real. A partir de intervenções nessas três instituições, o conceito de corpo enquanto experiência em Bondía (2002) e Bolsanello (2005) foram explorados no Ensino da Dança. A proposta deste artigo surgiu a partir das experiências realizadas na disciplina Tópicos Especiais: Corpo, Espaço e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ do qual a pesquisadora cursou como aluna externa. Nesta disciplina foi realizada a investigação de vivências práticas que articulassem os conceitos de corpo com o projeto de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado da pesquisadora. Trata-se de um relato de experiências cuja metodologia utilizada foi a do tipo Pesquisa-Ação, de abordagem qualitativa e a coleta foi realizada a partir de documentos que regem a organização curricular nacional, registros de imagem e rodas de conversa. Por meio da triangulação dos dados obtidos, os resultados da investigação revelaram que o corpo enquanto experiência é uma abordagem capaz de proporcionar uma aprendizagem significativa, por respeitar e explorar as singularidades presentes nos corpos dos estudantes. Este relato, apoiado no referencial teórico, apresenta uma estratégia pautada no desenvolvimento de um corpo-presente, ressignificado dentro de um espaço-território de convivência a ser explorado, neste caso, a escola.
Palavras-chave: Dança-Educação; Corpo enquanto experiência; Educação Somática; Ensino de Dança.
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