METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021103640-54Resumo
As Metodologias Ativas têm sido objeto de estudos de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições destas para o ensino e aprendizagem da Matemática. A maioria dos estudos tem se desenvolvido acerca da relevância das mesmas na Educação Básica e Superior. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo geral refletir sobre a utilização das Metodologias Ativas no ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas à criação de situações que possam estimular e instigar os estudantes. O trabalho apresenta como aporte metodológico um estudo bibliográfico acerca da temática de modo que apresenta as concepções inerentes às Metodologias Ativas e a posteriori retrata como ocorrem as práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em busca de melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a compreensão da realidade dos estudantes nessa etapa da educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.