METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Camila Rezende Oliveira
  • Guilherme Saramago de Oliveira Professor da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021103640-54

Resumo

As Metodologias Ativas têm sido objeto de estudos de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições destas para o ensino e aprendizagem da Matemática. A maioria dos estudos tem se desenvolvido acerca da relevância das mesmas na Educação Básica e Superior. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo geral refletir sobre a utilização das Metodologias Ativas no ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas à criação de situações que possam estimular e instigar os estudantes. O trabalho apresenta como aporte metodológico um estudo bibliográfico acerca da temática de modo que apresenta as concepções inerentes às Metodologias Ativas e a posteriori retrata como ocorrem as práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em busca de melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a compreensão da realidade dos estudantes nessa etapa da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rezende Oliveira

Doutoranda em Educação. Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Oliveira, C. R., Oliveira, G. S. de, & Santos, A. O. (2021). METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 6, 40–54. https://doi.org/10.22408/reva602021103640-54