METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor/innen

  • Camila Rezende Oliveira
  • Guilherme Saramago de Oliveira Professor da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021103640-54

Abstract

As Metodologias Ativas têm sido objeto de estudos de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições destas para o ensino e aprendizagem da Matemática. A maioria dos estudos tem se desenvolvido acerca da relevância das mesmas na Educação Básica e Superior. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo geral refletir sobre a utilização das Metodologias Ativas no ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas à criação de situações que possam estimular e instigar os estudantes. O trabalho apresenta como aporte metodológico um estudo bibliográfico acerca da temática de modo que apresenta as concepções inerentes às Metodologias Ativas e a posteriori retrata como ocorrem as práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em busca de melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a compreensão da realidade dos estudantes nessa etapa da educação básica.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Camila Rezende Oliveira

Doutoranda em Educação. Universidade Federal de Uberlândia.

Veröffentlicht

2021-10-27

Zitationsvorschlag

Oliveira, C. R., Oliveira, G. S. de, & Santos, A. O. (2021). METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 6, 40–54. https://doi.org/10.22408/reva602021103640-54