APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIBLIOTECONOMIA

Dayanne da Silva Prudêncio

Resumo


Apresenta proposições para o desenvolvimento das trilhas de aprendizagem dos professores de Biblioteconomia brasileiros. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de natureza exploratório-descritiva (quanto ao seu objetivo), e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados, com abordagem qualitativa. Descreve abordagens teóricas sobre a formação pedagógica dos professores de Biblioteconomia no contexto nacional, discute as práticas de aprendizagem no contexto do trabalho à luz da teoria da aprendizagem situada. Os resultados apresentam a participação em comunidades de prática, o desenvolvimento de repositórios de recursos educacionais abertos e a produção e gestão de Produção e gestão massive open online course como recursos de ações formativas complementares para que os docentes aperfeiçoem sua formação e práticas de ensino.

Palavras-chave: Formação docente; Biblioteconomia e aprendizagem; Formação continuada.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTONELLO, C. S.; RUAS, R. Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. Rev. adm. Contemp., Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 35-58, abr./jun. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v9n2/v9n2a03.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

CARBONE, P. P. et al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

CLARKE, S.; THOMAS, Z. (2011). Health librarians: developing professional competence through a “legitimate peripheral participation” model. Health Information & Libraries Journal, v. 28, n. 4, p. 326–330, 2011. Disponível em: 10.1111/j.1471-1842.2010.00959.x. Acesso em: 20 jul. 2018.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução. Anette Pierrette R. Botelho e Estela Pinto R. Lamas. Portugal: Porto editora, 1997.

DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Tradução. Fernanda Machado. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.146, p.351-367, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/03.pdf. Acesso em: 20 set. 2018.

ENGESTRÖM, Y. Expansive learning at work: toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, New York, v. 14, n. 1, p.133-156, 2001. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13639080020028747. Acesso em: 19 abr. 2019.

GRAINGER, B. Massive Open Online Course (MOOC) Report, 2013. Disponível em: http://www.londoninternational.ac.uk/sites/default/files/documents/mooc_report-2013.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

GIBBONS, M. et all. The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.

GHERARDI, S.; NICOLINI, D.; ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations: the notion of situated curriculum. Management Learning, v. 29, n. 3, p. 273-297, 1998. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1350507698293002. Acesso em: 20 set. 2018.

GUDOLLE, L. S.; ANTONELLO, C. S.; FLACH, L. Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho. Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 1, jan./fev. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100002. Acesso em: 4 jul. 2018.

LAVE, J. Aprendizagem como prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 37-47, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ha/v21n44/0104-7183-ha-21-44-0037.pdf. Acesso em: 24 fev. 2018.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986. 99 p.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

NARDI, B.; WHITTAKER, S.; SCHWARZ, H. It's Not What You Know, It's Who You Know: Work in the Information Age. First Monday, v. 5, n. 5. maio 2000. Disponível em: https://firstmonday.org/article/view/741/650. Acesso em: 20 abr. 2018.

NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

PARÉ, A.; MAISTRE, C. L. Active learning in the workplace: transforming individuals and institutions. Journal of Education and Work, v. 19, n. 4, p. 363-381, set. 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13639080600867141. Acesso em: 12 jul. 2019.

PRUDENCIO, Dayanne da Silva. Diretrizes curriculares nacionais e a construção de propostas curriculares inovadoras: um estudo de cotejamento dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFMG. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.Disponível em: http://www.ci.uff.br/ppgci/arquivos/Dissert/2015/DISSERTA%C3%87%C3%83O_DAYANNE%20DA%20SILVA%20PRUDENCIO.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.

SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Introdução. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 7-19.

TYNJÄLÄ, P. Pedagogy for professional expertise development. In: COLLINS, K.; PALONIEMI, H.; TYNJÄLÄ, P. (Eds.). Creativity, learning and professional expertise: The perspectives of education and working life. Helsinki: WSOY (in Finnish), 2010. p. 79-95.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning, and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

YI, J. Q. Facilitating learning and knowledge creation in community of practice: a case study in a corporate learning environment. In: COAKES, E.; WILLIS, D.; CLARKE, S. (ed.). Knowledge management in the sociotechnical world: the grafitti continues. London: Springer-Verlag, 2002.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Esta obra está licenciada sob uma

Licença Creative Commons Attribution 4.0




DOI: https://doi.org/10.22408/reva5020201057318-343

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008