ANÁLISE PRELIMINAR DO ACIDENTE COM O NAVIO EVER GIVEN NO CANAL DE SUEZ

Yuri Lorenzo Pamplona da Silva, Andrey Felipe Lima e Lima, Arthur Vinícius Bouth Costa, Daniel da Silva Cunha, Rodrigo Pereira Guerreiro

Resumo


Durante a evolução da engenharia naval, houve uma constante necessidade de aumento na extensão e largura de embarcações devido a demanda mundial. Embarcações do tipo porta-containers, por exemplo, exige canais cada vez mais amplos, haja vista que caso não ocorra o acompanhamento na dimensão dos canais para com esses tipos de embarcações, ocorrerá uma constante crescente no número de acidentes nesses canais. Por conseguinte, acidentes serão mais comuns, que foi o caso do Ever Given, objeto de estudo deste trabalho. O estudo desse trabalho mostra várias hipóteses que contribuíram para o acidente, visto que se trata de um sinistro imprevisível e, por tanto, de difícil análise, mas que, ao que tudo indica, acredita-se que o erro humano potencializou as ações físicas, como o efeito de rejeição de margem e o efeito squat, a qual a embarcação ficou submetida, ocasionando este acidente que foi potencializado, inclusive, pelo vento. Palavras-chave: Canal de Suez, Efeito de margem, Encalhe, Ever Given.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022107934-49

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