ANÁLISE PRELIMINAR DO ACIDENTE COM O NAVIO EVER GIVEN NO CANAL DE SUEZ

Auteurs-es

  • Yuri Lorenzo Pamplona da Silva Universidade Federal do Pará, Belém/PA, Brasil
  • Andrey Felipe Lima e Lima Universidade Federal do Pará, Belém/PA, Brasil
  • Arthur Vinícius Bouth Costa Universidade Federal do Pará, Belém/PA, Brasil
  • Daniel da Silva Cunha Universidade Federal do Pará, Belém/PA, Brasil
  • Rodrigo Pereira Guerreiro Universidade Federal do Pará, Belém/PA, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva702022107934-49

Résumé

Durante a evolução da engenharia naval, houve uma constante necessidade de aumento na extensão e largura de embarcações devido a demanda mundial. Embarcações do tipo porta-containers, por exemplo, exige canais cada vez mais amplos, haja vista que caso não ocorra o acompanhamento na dimensão dos canais para com esses tipos de embarcações, ocorrerá uma constante crescente no número de acidentes nesses canais. Por conseguinte, acidentes serão mais comuns, que foi o caso do Ever Given, objeto de estudo deste trabalho. O estudo desse trabalho mostra várias hipóteses que contribuíram para o acidente, visto que se trata de um sinistro imprevisível e, por tanto, de difícil análise, mas que, ao que tudo indica, acredita-se que o erro humano potencializou as ações físicas, como o efeito de rejeição de margem e o efeito squat, a qual a embarcação ficou submetida, ocasionando este acidente que foi potencializado, inclusive, pelo vento. Palavras-chave: Canal de Suez, Efeito de margem, Encalhe, Ever Given.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMERICAN BUREAU OF SHIPPING. ABS RECORD. ABS, 2021. Disponível em: <https://www.eagle.org/portal/#/absrecord/details>. Acesso em: 26 set. 2021.

BBC News. Suez Canal: Ever Given container ship shifted from shoreline. BBC News, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-middle-east-56559904>. Acesso em: 26 set. 2021.

BUENO, Denise. Perdas diárias com navio porta-contêineres encalhado no Canal de Suez, no Egito, chegam até 10 bilhões de dólares por dia, avalia Euler Hermes. Sonho Seguro, 2021. Disponível em: <https://www.sonhoseguro.com.br/2021/03/perdasdiarias-com-navio-porta-conteineres-encalhado-no-canal-de-suez-no-egito-chegam-atea-us-10-bi-por-dia-avalia-euler-hermes/>. Acesso em: 26 set. 2021.

BUENO, Sinara. Importações da Alemanha. Fazcomex, 2021. Disponível em:

<https://www.fazcomex.com.br/blog/importacoes-da-alemanha//>. Acesso em: 26 set.

CANADA. Transportation Safety Board of Canada. Marine Investigation Report M00l0039. 2000.

CHAMBERS, Sam. Avalanche of containers bound for European ports sparks congestion

fears. Splash247, 2021. Disponível em: < https://splash247.com/avalanche-of-containersbound-for-european-ports-spark-congestion-fears/>. Acesso em: 30 set. 2021

CONG, V. Nguyen. An Analysis the Accident Between M/V Ocean Asia and M/V SITC Qingdao in Hanam Canal (Haiphong Port). TRANSNAV-INTERNATIONAL

JOURNAL ON MARINE NAVIGATION AND SAFETY OF SEA

TRANSPORTATION, 2012, 6.2: 187-191.

CORREIA, Rafael. Canal do Suez: O Ever Given foi libertado, mas o problema continua. IFE, 2021. Disponível em: <https://www.logisticaetransporteshoje.com/destaques/canaldo-suez-o-ever-given-foi-libertado-mas-o-impacto-continua>. Acesso em: 30 set. 2021

DAS, Koustav. Explained: How much did Suez Canal blockage cost world trade. India Today, 2021. Disponível em: <https://www.indiatoday.in/business/story/explained-howmuch-did-suez-canal-blockage-cost-world-trade-1785062-2021-03-30>. Acesso em: 26

set. 2021.

EBRAHIM, Nadeen. Ever Given container ship leaves Suez Canal 106 days after getting stuck. Reuters, 2021. Disponível em: <https://www.reuters.com/world/ever-givencontainer-ship-set-leave-suez-canal-2021-07-07/>. Acesso em: 26 set. 2021.

ESTADOS UNIDOS. U.S. Department of Transportation. 2011.

EVER GIVEN GROUNDING IN SUEZ CANAL - AIS BASED DYNAMIC

RECONSTRUCTION. [S. l.: s. n.], 2010. 1 vídeo (46 seg). Publicado pelo canal Maritime Casualty Specialists. Disponível em: https://vimeo.com/531626438. Acesso em: 26 set. 2021.

EVER GIVEN & SUPER NAVIOS - Desafios de engenharia e jurídico e os impactos logísticos e ambientais. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (3 horas). Publicado pelo canal

Conexão MTZ. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HrFTNt5iQdo&t=724s. Acesso em: 26 set. 2021.

Everstream Analytics. Suez Canal / Ever Given Update. Everstream Analytics, 2021. Disponível em: <https://www.everstream.ai/risk-center/special-reports/suez-canalcontainer-ship-blockage-update/>. Acesso em: 26 set. 2021.

Financial Times. Suez Canal blocked after huge container ship runs aground. Financial Times, 2021. Disponível em: < https://www.ft.com/content/eec9f3a6-2817-45f5-b007-a290f3e530c6>. Acesso em: 26 set. 2021.

Financial Times. The bank effect and the big boat blocking the Suez. Financial Times, 2021. Disponível em: <https://www.ft.com/content/171c92ec-0a44-4dc5-acab81ee2620d3c1/>. Acesso em: 26 set. 2021.

FREIRE, A. P. S., MENUT, P. P. M., SU J., Turbulência. 1 ed. Rio de Janeiro, Brasil, ABCM, 2002.

GREELEY, Brendan. The bank effect and the big boat blocking the Suez. Financial Times, 2021. Disponível em: < https://www.ft.com/content/171c92ec-0a44-4dc5-acab81ee2620d3c1>. Acesso em: 26 set. 2021.

LATAIRE, Evert, et al. Navigation in confined waters: influence of bank characteristics on ship-bank interaction. In: International Conference on Marine Research and Transportation, ICMRT. 2007.

LEE, Julian. What a Long Suez Canal Closure Means for the Oil Price. Bloomberg, 2021.

Disponível em: < https://www.bloombergquint.com/opinion/suez-canal-blocked-what-alengthy-closure-will-mean-for-the-oil-price#!/homepage>. Acesso em: 26 set. 2021.

MASTERS, Jeff. Suez Canal shutdown shows the vulnerability of the global economy to extreme events: As seas rise and the frequency of extreme weather increases, critical trade

chokepoints around the world could experience more closures. YALE Climate Connections, 2021. Disponível em: <https://yaleclimateconnections.org/2021/03/suezcanal-shutdown-shows-vulnerability-of-global-economy-to-extreme-events/>. Acesso

em: 26 set. 2021.

MASTERCLASS - O ENCALHE DO MV EVER GIVEN. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (3 horas). Publicado pelo canal Maritime Law Academy – MLAW Oficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=us-QfYtyRes&t=7510s. Acesso em: 26 set. 2021.

Meteoblue. Meteoblue, 2021. Disponível em:

https://www.meteoblue.com/en/weather/historyclimate/verificationshort/suez_egypt_359796>. Acesso em: 26 set. 2021.

Meteoblue. Meteoblue, 2021. Disponível em: <https://www.meteoblue.com/en/weather/historyclimate/weatherarchive/suez_egypt_359 796?fcstlength=1y&year=2020&month=3>. Acesso em: 26 set. 2021.

NovaTug. Tugboat And Vessel Maritime Accidents. NovaTug, 2021. Disponível em: <https://novatug.nl/accidents/>. Acesso em: 26 set. 2021.

RAFFERTY, Isobel. UK P&I Club and Suez Canal Authority reach deal to release Ever Given vessel. Insurance Times, 2021. Disponível em:

https://www.insurancetimes.co.uk/news/uk-pandi-club-and-suez-canal-authority-reachdeal-to-release-ever-given-vessel/1437942.article>. Acesso em: 26 set. 2021.

RAMOS, Ramiro F. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE NAVIOS ATRACADOS QUANDO SUBMETIDOS À FORÇA DO VENTO. 2018. PhD Thesis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. SCA. Suez Canal... A historical evolution. SCA, 2019. Disponível em: <https://www.suezcanal.gov.eg/English/About/SuezCanal/Pages/CanalHistory.aspx>. Acesso em: 26 set. 2021.

SCA. Canal Characteristics. SCA, 2019. Disponível em:

<https://www.suezcanal.gov.eg/English/About/SuezCanal/Pages/CanalCharacteristics.aspx>. Acesso em: 26 set. 2021.

SCHULER, Mike. Ever Given Updates from the Ship Manager – Ship Arrest ‘Extremely Disappointing’. G Captain, 2021. Disponível em: https://gcaptain.com/ever-givengrounding-the-latest-from-the-ship-manager/. Acesso em: 26 set. 2021.

SERBAN, et al. Simulation of ship to shore interaction in shallow and narrow waters. Scientific Bulletin" Mircea cel Batran" Naval Academy, 2015, 18.1: 112.

Téléchargements

Publié-e

2022-03-21

Comment citer

Silva, Y. L. P. da, Lima, A. F. L. e, Costa, A. V. B., Cunha, D. da S., & Guerreiro, R. P. (2022). ANÁLISE PRELIMINAR DO ACIDENTE COM O NAVIO EVER GIVEN NO CANAL DE SUEZ. Revista Valore, 7, 34–49. https://doi.org/10.22408/reva702022107934-49