ANÁLISE PRELIMINAR DO ACIDENTE COM O NAVIO EVER GIVEN NO CANAL DE SUEZ
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva702022107934-49Abstract
Durante a evolução da engenharia naval, houve uma constante necessidade de aumento na extensão e largura de embarcações devido a demanda mundial. Embarcações do tipo porta-containers, por exemplo, exige canais cada vez mais amplos, haja vista que caso não ocorra o acompanhamento na dimensão dos canais para com esses tipos de embarcações, ocorrerá uma constante crescente no número de acidentes nesses canais. Por conseguinte, acidentes serão mais comuns, que foi o caso do Ever Given, objeto de estudo deste trabalho. O estudo desse trabalho mostra várias hipóteses que contribuíram para o acidente, visto que se trata de um sinistro imprevisível e, por tanto, de difícil análise, mas que, ao que tudo indica, acredita-se que o erro humano potencializou as ações físicas, como o efeito de rejeição de margem e o efeito squat, a qual a embarcação ficou submetida, ocasionando este acidente que foi potencializado, inclusive, pelo vento. Palavras-chave: Canal de Suez, Efeito de margem, Encalhe, Ever Given.Downloads
Riferimenti bibliografici
AMERICAN BUREAU OF SHIPPING. ABS RECORD. ABS, 2021. Disponível em: <https://www.eagle.org/portal/#/absrecord/details>. Acesso em: 26 set. 2021.
BBC News. Suez Canal: Ever Given container ship shifted from shoreline. BBC News, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-middle-east-56559904>. Acesso em: 26 set. 2021.
BUENO, Denise. Perdas diárias com navio porta-contêineres encalhado no Canal de Suez, no Egito, chegam até 10 bilhões de dólares por dia, avalia Euler Hermes. Sonho Seguro, 2021. Disponível em: <https://www.sonhoseguro.com.br/2021/03/perdasdiarias-com-navio-porta-conteineres-encalhado-no-canal-de-suez-no-egito-chegam-atea-us-10-bi-por-dia-avalia-euler-hermes/>. Acesso em: 26 set. 2021.
BUENO, Sinara. Importações da Alemanha. Fazcomex, 2021. Disponível em:
<https://www.fazcomex.com.br/blog/importacoes-da-alemanha//>. Acesso em: 26 set.
CANADA. Transportation Safety Board of Canada. Marine Investigation Report M00l0039. 2000.
CHAMBERS, Sam. Avalanche of containers bound for European ports sparks congestion
fears. Splash247, 2021. Disponível em: < https://splash247.com/avalanche-of-containersbound-for-european-ports-spark-congestion-fears/>. Acesso em: 30 set. 2021
CONG, V. Nguyen. An Analysis the Accident Between M/V Ocean Asia and M/V SITC Qingdao in Hanam Canal (Haiphong Port). TRANSNAV-INTERNATIONAL
JOURNAL ON MARINE NAVIGATION AND SAFETY OF SEA
TRANSPORTATION, 2012, 6.2: 187-191.
CORREIA, Rafael. Canal do Suez: O Ever Given foi libertado, mas o problema continua. IFE, 2021. Disponível em: <https://www.logisticaetransporteshoje.com/destaques/canaldo-suez-o-ever-given-foi-libertado-mas-o-impacto-continua>. Acesso em: 30 set. 2021
DAS, Koustav. Explained: How much did Suez Canal blockage cost world trade. India Today, 2021. Disponível em: <https://www.indiatoday.in/business/story/explained-howmuch-did-suez-canal-blockage-cost-world-trade-1785062-2021-03-30>. Acesso em: 26
set. 2021.
EBRAHIM, Nadeen. Ever Given container ship leaves Suez Canal 106 days after getting stuck. Reuters, 2021. Disponível em: <https://www.reuters.com/world/ever-givencontainer-ship-set-leave-suez-canal-2021-07-07/>. Acesso em: 26 set. 2021.
ESTADOS UNIDOS. U.S. Department of Transportation. 2011.
EVER GIVEN GROUNDING IN SUEZ CANAL - AIS BASED DYNAMIC
RECONSTRUCTION. [S. l.: s. n.], 2010. 1 vídeo (46 seg). Publicado pelo canal Maritime Casualty Specialists. Disponível em: https://vimeo.com/531626438. Acesso em: 26 set. 2021.
EVER GIVEN & SUPER NAVIOS - Desafios de engenharia e jurídico e os impactos logísticos e ambientais. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (3 horas). Publicado pelo canal
Conexão MTZ. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HrFTNt5iQdo&t=724s. Acesso em: 26 set. 2021.
Everstream Analytics. Suez Canal / Ever Given Update. Everstream Analytics, 2021. Disponível em: <https://www.everstream.ai/risk-center/special-reports/suez-canalcontainer-ship-blockage-update/>. Acesso em: 26 set. 2021.
Financial Times. Suez Canal blocked after huge container ship runs aground. Financial Times, 2021. Disponível em: < https://www.ft.com/content/eec9f3a6-2817-45f5-b007-a290f3e530c6>. Acesso em: 26 set. 2021.
Financial Times. The bank effect and the big boat blocking the Suez. Financial Times, 2021. Disponível em: <https://www.ft.com/content/171c92ec-0a44-4dc5-acab81ee2620d3c1/>. Acesso em: 26 set. 2021.
FREIRE, A. P. S., MENUT, P. P. M., SU J., Turbulência. 1 ed. Rio de Janeiro, Brasil, ABCM, 2002.
GREELEY, Brendan. The bank effect and the big boat blocking the Suez. Financial Times, 2021. Disponível em: < https://www.ft.com/content/171c92ec-0a44-4dc5-acab81ee2620d3c1>. Acesso em: 26 set. 2021.
LATAIRE, Evert, et al. Navigation in confined waters: influence of bank characteristics on ship-bank interaction. In: International Conference on Marine Research and Transportation, ICMRT. 2007.
LEE, Julian. What a Long Suez Canal Closure Means for the Oil Price. Bloomberg, 2021.
Disponível em: < https://www.bloombergquint.com/opinion/suez-canal-blocked-what-alengthy-closure-will-mean-for-the-oil-price#!/homepage>. Acesso em: 26 set. 2021.
MASTERS, Jeff. Suez Canal shutdown shows the vulnerability of the global economy to extreme events: As seas rise and the frequency of extreme weather increases, critical trade
chokepoints around the world could experience more closures. YALE Climate Connections, 2021. Disponível em: <https://yaleclimateconnections.org/2021/03/suezcanal-shutdown-shows-vulnerability-of-global-economy-to-extreme-events/>. Acesso
em: 26 set. 2021.
MASTERCLASS - O ENCALHE DO MV EVER GIVEN. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (3 horas). Publicado pelo canal Maritime Law Academy – MLAW Oficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=us-QfYtyRes&t=7510s. Acesso em: 26 set. 2021.
Meteoblue. Meteoblue, 2021. Disponível em:
https://www.meteoblue.com/en/weather/historyclimate/verificationshort/suez_egypt_359796>. Acesso em: 26 set. 2021.
Meteoblue. Meteoblue, 2021. Disponível em: <https://www.meteoblue.com/en/weather/historyclimate/weatherarchive/suez_egypt_359 796?fcstlength=1y&year=2020&month=3>. Acesso em: 26 set. 2021.
NovaTug. Tugboat And Vessel Maritime Accidents. NovaTug, 2021. Disponível em: <https://novatug.nl/accidents/>. Acesso em: 26 set. 2021.
RAFFERTY, Isobel. UK P&I Club and Suez Canal Authority reach deal to release Ever Given vessel. Insurance Times, 2021. Disponível em:
https://www.insurancetimes.co.uk/news/uk-pandi-club-and-suez-canal-authority-reachdeal-to-release-ever-given-vessel/1437942.article>. Acesso em: 26 set. 2021.
RAMOS, Ramiro F. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE NAVIOS ATRACADOS QUANDO SUBMETIDOS À FORÇA DO VENTO. 2018. PhD Thesis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. SCA. Suez Canal... A historical evolution. SCA, 2019. Disponível em: <https://www.suezcanal.gov.eg/English/About/SuezCanal/Pages/CanalHistory.aspx>. Acesso em: 26 set. 2021.
SCA. Canal Characteristics. SCA, 2019. Disponível em:
<https://www.suezcanal.gov.eg/English/About/SuezCanal/Pages/CanalCharacteristics.aspx>. Acesso em: 26 set. 2021.
SCHULER, Mike. Ever Given Updates from the Ship Manager – Ship Arrest ‘Extremely Disappointing’. G Captain, 2021. Disponível em: https://gcaptain.com/ever-givengrounding-the-latest-from-the-ship-manager/. Acesso em: 26 set. 2021.
SERBAN, et al. Simulation of ship to shore interaction in shallow and narrow waters. Scientific Bulletin" Mircea cel Batran" Naval Academy, 2015, 18.1: 112.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.