O COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM E-COMMERCE DURANTE A PANDEMIA

Eugênio Renato de Faria Macedo, Beatriz Eloy Ferreira, Natália Contesini dos Santos, André Luís Rodrigues de Souza, Simone Fernandes Gonçalves

Resumo


Desde 2011, o e-commerce vem apresentando aumento de faturamento constante, registrando, em 2020, um crescimento de 55,74% em relação a 2019. Este trabalho busca investigar o comportamento de compra online durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Para isso, apoia-se em revisão bibliográfica, levantamentos estatísticos de associações e entidades durante o período e aplicação de questionário online com 126 respondentes. Os dados revelaram que os fatores que mais impactam as decisões de compra online são o preço, valor do frete, confiança na loja, qualidade do produto, as avaliações de outros usuários e a usabilidade e layout do site. Esses resultados apontam a relevância de os empresários entenderem o impacto e a importância do processo de digitalização do comércio na atualidade, bem como os novos perfis de consumo e o comportamento dos consumidores em momentos de incerteza. O estudo finaliza apresentando possíveis ações para a melhoria dos negócios no ambiente online.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022122935-44

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008