O COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM E-COMMERCE DURANTE A PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022122935-44

Resumen

Desde 2011, o e-commerce vem apresentando aumento de faturamento constante, registrando, em 2020, um crescimento de 55,74% em relação a 2019. Este trabalho busca investigar o comportamento de compra online durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Para isso, apoia-se em revisão bibliográfica, levantamentos estatísticos de associações e entidades durante o período e aplicação de questionário online com 126 respondentes. Os dados revelaram que os fatores que mais impactam as decisões de compra online são o preço, valor do frete, confiança na loja, qualidade do produto, as avaliações de outros usuários e a usabilidade e layout do site. Esses resultados apontam a relevância de os empresários entenderem o impacto e a importância do processo de digitalização do comércio na atualidade, bem como os novos perfis de consumo e o comportamento dos consumidores em momentos de incerteza. O estudo finaliza apresentando possíveis ações para a melhoria dos negócios no ambiente online.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGÊNCIA BRASIL. Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aposta pesquisa, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa#:~:text=A%20maioria%20acessa%20a%20internet%20pelo%20celular&text=Tr%C3%AAs%20em%20cada%20quatro%20brasileiros,%2C%20g%C3%AAnero%2C%20ra%C3%A7a%20e%20regi%C3%B5es. Acesso em 20 de abril de 2021.

CAVALCANTI, Leonardo José Elias, DONEUX, Nicolas Franco. Análise de fatores determinantes na decisão de compra online: reflexões sobre o impacto da pandemia no comportamento do consumidor brasileiro, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/14042/TCC_Leonardo_Nicolas% 20_entrega_final.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 20 de Junho de 2021.

CORREA JÚNIOR, G.; REZENDE, M. L.; MARTINS, R. S.; CAIXETA-FILHO, J. V. Fatores determinantes do valor do frete e o caso das centrais de cargas. In: MARTINS, R. S.; CAIXETA-FILHO, J. V. Gestão logística do transporte de cargas. São Paulo: Atlas, 2001

CRUZ, R. S. (2012). Impacto das Características do Portal e dos Consumidores Online na Satisfação, Confiança e Lealdade à Marca Booking.com. Dissertação - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

E-COMMERCE BRASIL. E-Commerce brasileiro cresce 73,88% em 2020, revela índice MCC-ENET, 2021. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-brasileiro-crescedezembro/. Acesso em 20 de Abril de 2021.

ENGEL, JF, BLACKWELL, RD, MINIARD, PW. Comportamento do Consumidor. Edições Internacionais. Florida. Dryden, 1995

ÉPOCA NEGÓCIOS. Black Friday: vendas online superam as de lojas físicas pela primeira vez, 2020. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2020/12/black-friday-vendasonline-superam-de-lojas-fisicas-pela-primeira-vez.Acesso em 30 de Abril de 2021.

EXPERT XP. Batalha de Titãs: O que esperar do setor de e-commerce e nossas recomendações, 2021. Disponível em:https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/batalha-de-titas-o-que-esperar-dosetor-de-e-commerce-e-nossas-recomendacoes/. Acesso em 20 de Junho de 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IPEA. Ciência e Tecnologia frente à pandemia, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona. Acesso em 3 de setembro de 2021.

IPSOS. Shopping DuringthePandemic: A global AdvisorSurvey, 2021. Disponível em:https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/news/documents/202101/shopping-during-the-pandemic.pdf. Acesso em 15 de abril de 2021.

MASTERCARD. 46% dos Brasileiros Aumentaram o Volume de Compras Online Durante a Pandemia, 2020.Disponível em:https://www.mastercard.com/news/latinamerica/pt-br/noticias/comunicados-de-imprensa/pr-pt/2020/november/whitepaperhabitos-pos-pandemia/. Acesso em 25 de Junho de 2021.

MASTERCARD ECONOMICS INSTITUTE. Relatório da Mastercard Analisa Tendências Macroeconômicas Para 2021 na América Latina e Caribe, 2021. Disponível em:https://www.mastercard.com/news/latin-america/pt-br/noticias/comunicados-de-imprensa/pr-pt/2021/janeiro/relatorio-da-mastercardanalisa-tendencias-macroeconomicas-para-2021-na-america-latina-e-caribe/. Acesso em 10 de Maio de 2021.

MCC-ENET. Referência em métricas e indicadores de consumo online, 2021. Disponível em:https://www.mccenet.com.br. Acesso dia 25 em Abril de 2021.

OMS. Painel do coronavírus da OMS, 2021. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em 21 de Abril de 2021

SEBRAE. Informe de mercado e-commerce, 2017. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PA/Sebrae%20de%20A%20a%20Z/Ebook-Ecommerce.pdf. Acesso em 13 de setembro de 2021

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS. Informe De Mercado E-Commerce, 2017. Disponível em:

https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PA/Sebrae%20de%20A% 20a%20Z/Ebook-Ecommerce.pdf. Acesso em 20 de Abril de 2021.

STEFANO, Nara; ZATTAR, Izabel Cristina. E-commerce conceitos, implementação e gestão. Curitiba: Intersaberes, 2016.

Publicado

2022-08-24

Cómo citar

de Faria Macedo, E. R., Ferreira, B. E., dos Santos, N. C., Rodrigues de Souza, A. L., & Gonçalves, S. F. (2022). O COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM E-COMMERCE DURANTE A PANDEMIA. Revista Valore, 7, 35–44. https://doi.org/10.22408/reva702022122935-44

Número

Sección

Artigos Completos - VIII Jornada Científica da FASF