Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813214-25Resumo
O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa maior acerca das contribuições de uma intervenção didática desenvolvida, por uma professora participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), junto a 48 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Maringá-PR. Cerca de um mês após a realização das atividades os alunos foram convidados a dizer o que lhes chamou mais atenção no período de estudos sobre o tema. As respostas dos alunos foram tratadas pela Análise Textual Discursiva, e revelaram a presença de elementos da perspectiva CTSA, no que diz respeito a compreensão de aspectos químicos relacionados à produção dos Plásticos; e o despertar da consciência social e ambiental à medida que relacionaram o tema à questões científicas e tecnológicas.
Downloads
Referências
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto Brasileiro. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, n. especial, 2007.
FREITAS, W. P. S.; MÜNCHEN, S.; CALIXTO, V. S. Conscientização social e preservação ambiental: desenvolvimento de valores em aulas de Química a partir do tema Plásticos. Redequim, Recife, v. 2, n.2, p. 56 - 69. 2016.
MARTÍNEZ PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ed. Unijuí: Ijuí, 2013.
ROCHA, L. S.; OLIVEIRA, T.A.L.; CHER, G.G. SCAPIN, A.L.;
SILVEIRA, M.P. Química dos Plásticos: uma estratégia de valorização das perguntas dos estudantes. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais… Rio Branco: UFA, 2018.
SANTOS, W. L. P. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. 1992. 233p. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas-SP: UNICAMP, 1992.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Campinas-SP, v. 1, número especial, nov. 2007.
SANTOS, W. L. P. Educação Científica Humanística em Uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.1, n.1, p. 109-131, mar. 2008.
SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Química Cidadã. São Paulo: AJS, v. 3, 2012.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER E. F. Uma análise dos pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.2 n. 2, p.1-23. 2002.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, São Paulo, n.4. p. 28 - 34, 1996.
SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Contextualização no Ensino de Ciências: significados e epistemologia. In: SANTANA, E. M.; SILVA, E. L. Tópicos em Ensino de Química. São Paulo: Pedro&João Editores, 2014.
SCAPIN, A. L.; SILVEIRA, M. P. Química dos Plásticos: Uma proposta para o ensino de química orgânica com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. In: Secretaria de Estado da Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. v.1. (Cadernos PDE). Curitiba: SEED/PR, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.