Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”

Autores

  • Gabriela Gonzaga Cher Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)
  • Thais Andressa Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM) https://orcid.org/0000-0002-4862-1258
  • Ana Lúcia Scapin
  • Marcelo Pimentel da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva30201813214-25

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa maior acerca das contribuições de uma intervenção didática desenvolvida, por uma professora participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), junto a 48 estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Maringá-PR. Cerca de um mês após a realização das atividades os alunos foram convidados a dizer o que lhes chamou mais atenção no período de estudos sobre o tema. As respostas dos alunos foram tratadas pela Análise Textual Discursiva, e revelaram a presença de elementos da perspectiva CTSA, no que diz respeito a compreensão de aspectos químicos relacionados à produção dos Plásticos; e o despertar da consciência social e ambiental à medida que relacionaram o tema à questões científicas e tecnológicas.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Cher, G. G., Oliveira, T. A. L. de, Scapin, A. L., & da Silveira, M. P. (2018). Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”. Revista Valore, 3, 14–25. https://doi.org/10.22408/reva30201813214-25