DIMENSÕES RELACIONADAS À EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO

Autores

  • Júlio Cesar da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria Cristina Drumond e Castro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7020221387217-252

Resumo

No cenário da Educação a Distância (EaD) no Brasil, verifica-se um número crescente de ingressantes, de matrículas e de concluintes. Entretanto, apesar do cenário positivo, são visíveis os desafios relacionados à gestão da modalidade, a exemplo dos elevados índices de evasão discente. Neste sentido, torna-se importante mapear e conhecer os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) associados ao ensino a distância. Este estudo, realizado por meio de um levantamento bibliográfico, teve como objetivo dimensionar os diversos Fatores Críticos de Sucesso identificados como causas de evasão na EaD. A análise possibilitou a categorização dos diversos fatores/causas de evasão em oito dimensões: pessoais/interpessoais, socioeconômicos, cognitivos, vocacionais, tecnológicos, atividades complementares, estruturais e didático-pedagógicos. Espera-se que os resultados obtidos possam ser utilizados pelos gestores para a elaboração de estratégias que garantam a retenção acadêmica, a competitividade e a sustentabilidade dos diferentes cursos ofertados a distância.

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

da Silva, J. C., & Drumond e Castro, M. C. (2022). DIMENSÕES RELACIONADAS À EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO. Revista Valore, 7, 217–252. https://doi.org/10.22408/reva7020221387217-252