Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa

Hederson Aparecido de Almeida, Renato Eugênio da Silva Diniz

Resumo


A presente pesquisa se constitui em um ensaio teórico que teve por objetivo discutir os desafios da articulação entre a formação de professores e o ensino de Ciências com analogias. Para tanto, dialogamos com a literatura especializada da área que contempla os temas em discussão. Como resultados, evidenciamos que as temáticas se complementam, pois ao trabalhar com a formação de professores é possível realizar diversas articulações com a área da linguagem que inclui, também, estudos sobre a linguagem analógica no ensino de Ciências. Como implicações da pesquisa, acreditamos que a superação do uso espontâneo de analogias é possível por meio de um trabalho colaborativo de formação docente. Os momentos de reflexão coletiva contribuem para que os professores repensem sobre a sua prática.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, H. A.; LORENCINI JÚNIOR, Á. As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 173-194, mai./ago. 2018.

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33. n. 3, p. 174-181, set/dez. 2010.

BAROLI, E.; VILLANI, A. Meio século de tensões na formação de professores de ciências no Brasil. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona. Anais... Girona, 2013. p. 286-290.

BIZZO, N. Ciências: Fácil ou Difícil? 1. ed. São Paulo: Biruta, 2009.

BOZELLI, F. C. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2010.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PERÉZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DELIZOICOV, N.; SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 3, p. 459-480, 2013.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo de pesquisa sobre formação de professores. Revista FAEEBA, v. 22, p. 127-136, 2013.

DUARTE, M. C. Analogias na Educação em Ciências Contributos e Desafios. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, 2005.

FERRAZ, D. F. O uso de analogias como recurso didático por professores e biologia no ensino médio. Cascavel: edunioeste, 2006.

FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A. O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica. Ensaio- pesquisa em educação em ciências, v. 4, n. 2, p. 1-15, dez. 2002.

FERREIRA, E. B. M. O pesquisador e a produção científica da pós-graduação brasileira: tendências do debate sobre analogias. 2011. 285 f. Dissertação de mestrado em Educação Tecnológica, CEFET/Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000, p. 85-93.

MOZZER, N. B.; JUSTI, R. “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.15, n. 1, p. 123-147, 2015.

______. Modelagem analógica no ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências – v. 23, n. 1, p. 155-182, 2018.

OLIVA, J. M. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de ciencias sobre el uso de analogias. Rev. Eureka Enseñ. Divul. Cien., v. 5, n. 1, p. 15-28, 2008.

SANTANA, I. C. H. Ensino de Biologia por analogias: possibilidades desde a formação de formadores. 2014. 224 f. Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L.; GARVÃO, M. A pesquisa em educação em ciências disseminada no ENPEC (2007 a 2013): explicitando dados e analisando tendências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10., Águas de Lindóia, 2015. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015.

VENVILLE, G. J. The focus-action-reflection (FAR) guide - Science teaching analogies. In: HARRISON, A.G.; COLL, R.K. (Orgs.). Using analogies in middle and secondary science classrooms: The FAR guide-an interesting way to teach with analogies. California: Corwin, 2008. p. 22-31.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018140521-532

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008