Caracterização das perguntas elaboradas pela professora de Ciências no Ensino Fundamental

Autores

  • Flávia Caroline Bedin Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil
  • Letícia Gonçalves Brambilla Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil
  • Mateus Carneiro Guimarães dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018141107-118

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as perguntas elaboradas por uma professora do ensino fundamental, durante a implementação do modelo didático de formulação de perguntas (LORENCINI JUNIOR, 2000). Para a caracterização das perguntas, tomamos como base a metodologia de análise desenvolvida por Tort, Márquez e Sanmartí (2013). Verificou-se que a categoria com maior predominância durante a aula analisada foi a Descrição e, com menor, categoria Gestão. As perguntas elaboradas pela professora foram caracterizadas de forma homogênea nas demais categorias. Tal fato, indica a diversidade de proposições levantadas durante a aula e que proporcionaram uma maior participação e autonomia dos estudantes na construção do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Flávia Caroline Bedin, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática

Letícia Gonçalves Brambilla Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática

Mateus Carneiro Guimarães dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Mestrando em Educação para a Ciência e a Matemática

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Referências

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Publicado

2018-12-26