Caracterização das perguntas elaboradas pela professora de Ciências no Ensino Fundamental

Authors

  • Flávia Caroline Bedin Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil
  • Letícia Gonçalves Brambilla Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil
  • Mateus Carneiro Guimarães dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018141107-118

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as perguntas elaboradas por uma professora do ensino fundamental, durante a implementação do modelo didático de formulação de perguntas (LORENCINI JUNIOR, 2000). Para a caracterização das perguntas, tomamos como base a metodologia de análise desenvolvida por Tort, Márquez e Sanmartí (2013). Verificou-se que a categoria com maior predominância durante a aula analisada foi a Descrição e, com menor, categoria Gestão. As perguntas elaboradas pela professora foram caracterizadas de forma homogênea nas demais categorias. Tal fato, indica a diversidade de proposições levantadas durante a aula e que proporcionaram uma maior participação e autonomia dos estudantes na construção do conhecimento científico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávia Caroline Bedin, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática

Letícia Gonçalves Brambilla Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática

Mateus Carneiro Guimarães dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Mestrando em Educação para a Ciência e a Matemática

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

References

BARGALLÓ, C. M. .; TORT, M. R. Plantear preguntas: un punto de partida para aprender ciencias. Revista Educación y Pedagogía, v. 18, n. 45, p. 61–71, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular Ensino Fundamental. Brasília, 2018.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

LORENCINI JÚNIOR, Á. O professor e as perguntas na construção do discurso em sala de aula. p. 243.Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

MÁRQUEZ, C. .; ROCA, M.; GÓMEZ, A. .; SARDÁ, A. .; PUJOL, R. M. La construcción de modelos explicativos complejos mediante preguntas mediadoras. Investigación en la escuela, p. 71–81, 2004.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: A Tendência Atual de Reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995.

MORTIMER, E. F., SCOTT, P. H Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta

sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre - RS, v.7, n.3, 2002

PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estaduais de Ciências. Curitiba: Seed, 2008.

ROCA TORT, M.; MÁRQUEZ, C.; SANMARTÍ, N. Las preguntas de los alumnos: Una propuesta de análisis. Ensenanza de las Ciencias, v. 31, n. 1, p. 95–114, 2013.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, Ensino Por Investigação E Argumentação: Relações Entre Ciências Da Natureza E Escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, p. 49–67, 2015.

SPECHT, C. C.; RIBEIRO, M. E. M. .; RAMOS, M. G. Estudo das perguntas de professores e estudantes em aulas de Química. Revista Thema, v. 14, n. 2013, p. 225–242, 2017.

Published

2018-12-26

How to Cite

Bedin, F. C., Santos, L. G. B., Santos, M. C. G. dos, & Kiouranis, N. M. M. (2018). Caracterização das perguntas elaboradas pela professora de Ciências no Ensino Fundamental. Revista Valore, 3, 107–118. https://doi.org/10.22408/reva302018141107-118