Caracterização das perguntas elaboradas pela professora de Ciências no Ensino Fundamental

Flávia Caroline Bedin, Letícia Gonçalves Brambilla Santos, Mateus Carneiro Guimarães dos Santos, Neide Maria Michellan Kiouranis

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as perguntas elaboradas por uma professora do ensino fundamental, durante a implementação do modelo didático de formulação de perguntas (LORENCINI JUNIOR, 2000). Para a caracterização das perguntas, tomamos como base a metodologia de análise desenvolvida por Tort, Márquez e Sanmartí (2013). Verificou-se que a categoria com maior predominância durante a aula analisada foi a Descrição e, com menor, categoria Gestão. As perguntas elaboradas pela professora foram caracterizadas de forma homogênea nas demais categorias. Tal fato, indica a diversidade de proposições levantadas durante a aula e que proporcionaram uma maior participação e autonomia dos estudantes na construção do conhecimento científico.


Texto completo:

PDF

Referências


BARGALLÓ, C. M. .; TORT, M. R. Plantear preguntas: un punto de partida para aprender ciencias. Revista Educación y Pedagogía, v. 18, n. 45, p. 61–71, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular Ensino Fundamental. Brasília, 2018.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

LORENCINI JÚNIOR, Á. O professor e as perguntas na construção do discurso em sala de aula. p. 243.Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

MÁRQUEZ, C. .; ROCA, M.; GÓMEZ, A. .; SARDÁ, A. .; PUJOL, R. M. La construcción de modelos explicativos complejos mediante preguntas mediadoras. Investigación en la escuela, p. 71–81, 2004.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: A Tendência Atual de Reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995.

MORTIMER, E. F., SCOTT, P. H Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta

sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre - RS, v.7, n.3, 2002

PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estaduais de Ciências. Curitiba: Seed, 2008.

ROCA TORT, M.; MÁRQUEZ, C.; SANMARTÍ, N. Las preguntas de los alumnos: Una propuesta de análisis. Ensenanza de las Ciencias, v. 31, n. 1, p. 95–114, 2013.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, Ensino Por Investigação E Argumentação: Relações Entre Ciências Da Natureza E Escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, p. 49–67, 2015.

SPECHT, C. C.; RIBEIRO, M. E. M. .; RAMOS, M. G. Estudo das perguntas de professores e estudantes em aulas de Química. Revista Thema, v. 14, n. 2013, p. 225–242, 2017.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018141107-118

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008