Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM

Autores

  • Cíntia Cristiane de Andrade Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede
  • Salete da Silva Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede
  • Samira Cassote Grandi Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede
  • Ana Tiyomi Obara Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018142119-129

Resumo

Este estudo abordará a inserção feminina no Programa de Pós–Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, ofertado pela UEM, considerando que, historicamente, sempre foi um campo dominado pelos homens, torna-se relevante investigar o percentual de mulheres pertencentes ao quadro discente do referido programa e além disso, determinar quais as formações acadêmicas com maior e menor representatividade entre o gênero feminino. Assim, efetuou-se a análise no site do quadro discente, determinando-se o percentual de mulheres em cada turma e mediante os currículos lattes verificou-se a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram a presença maciça feminina na história do programa e a escassez de mulheres formadas na área de Física dentre as pesquisadoras do PCM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Cristiane de Andrade, Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

Doutoranda: Programa de Educação para a Ciência e a Matemática

Salete da Silva, Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

Doutoranda: Programa de Educação para a Ciência e a Matemática

Samira Cassote Grandi, Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

Doutoranda: Programa de Educação para a Ciência e a Matemática

Ana Tiyomi Obara, Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

Programa de Educação para a Ciência e a Matemática

Referências

AMARANTE, S.; KALIL, I. Pesquisadoras falam sobre mulheres e pesquisa científica. Fiocruz. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2018. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisadoras-falam-sobre-mulheres-e-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 01 set. 2018.

CARTAXO, S. M. C. Gênero e Ciência: um estudo sobre as mulheres na Física. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Campinas, 2012.

CHASSOT, A. A Ciência é masculina? É sim, senhora! 2. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2006.

CUNHA, M. B. da; PERES, O. M. R.; GIORDAN, M.; BERTOLDO, R. R.; MARQUES, G. de Q.; DUNCKE, A. C. As mulheres na ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica. Educação Química, v. 25, n. 4, p. 407–417, 2014.

FAGUNDES, T. C. P. C. A Mulher como Profissional de Educação – alguns aspectos de sua trajetória de formação. Entreideias, n. 3, 1999.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista.

Petrópolis: Vozes, 2004.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

SANDBERG, S. Faça acontecer: mulher, trabalho e a vontade de liderar. São Paulo: Companhia das letras, 2013.

SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009, 120p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM. Histórico do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, 2003. Disponível em: < http://www.pcm.uem.br/historico>. Acesso em: 01 set. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Andrade, C. C. de, Silva, S. da, Grandi, S. C., & Obara, A. T. (2018). Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM. Revista Valore, 3, 119–129. https://doi.org/10.22408/reva302018142119-129