Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM

Cíntia Cristiane de Andrade, Salete da Silva, Samira Cassote Grandi, Ana Tiyomi Obara

Resumo


Este estudo abordará a inserção feminina no Programa de Pós–Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, ofertado pela UEM, considerando que, historicamente, sempre foi um campo dominado pelos homens, torna-se relevante investigar o percentual de mulheres pertencentes ao quadro discente do referido programa e além disso, determinar quais as formações acadêmicas com maior e menor representatividade entre o gênero feminino. Assim, efetuou-se a análise no site do quadro discente, determinando-se o percentual de mulheres em cada turma e mediante os currículos lattes verificou-se a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram a presença maciça feminina na história do programa e a escassez de mulheres formadas na área de Física dentre as pesquisadoras do PCM.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018142119-129

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008