Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM

Autori

  • Cíntia Cristiane de Andrade Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede
  • Salete da Silva Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede
  • Samira Cassote Grandi Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede
  • Ana Tiyomi Obara Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018142119-129

Abstract

Este estudo abordará a inserção feminina no Programa de Pós–Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, ofertado pela UEM, considerando que, historicamente, sempre foi um campo dominado pelos homens, torna-se relevante investigar o percentual de mulheres pertencentes ao quadro discente do referido programa e além disso, determinar quais as formações acadêmicas com maior e menor representatividade entre o gênero feminino. Assim, efetuou-se a análise no site do quadro discente, determinando-se o percentual de mulheres em cada turma e mediante os currículos lattes verificou-se a formação acadêmica. Os resultados evidenciaram a presença maciça feminina na história do programa e a escassez de mulheres formadas na área de Física dentre as pesquisadoras do PCM.

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Biografie autore

Cíntia Cristiane de Andrade, Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

Doutoranda: Programa de Educação para a Ciência e a Matemática

Salete da Silva, Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

Doutoranda: Programa de Educação para a Ciência e a Matemática

Samira Cassote Grandi, Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

Doutoranda: Programa de Educação para a Ciência e a Matemática

Ana Tiyomi Obara, Universidade Estadual de Maringá/Campus Sede

Programa de Educação para a Ciência e a Matemática

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2018-12-26

Come citare

Andrade, C. C. de, Silva, S. da, Grandi, S. C., & Obara, A. T. (2018). Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM. Revista Valore, 3, 119–129. https://doi.org/10.22408/reva302018142119-129