Estratégias de arregimentação de interesses produzidas em um laboratório (virtual) de Química

Fabiana Gomes, Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira

Resumo


Utilizamos como eixo narrativo deste manuscrito a problemática: “Que operações de arregimentação do ensino de ciências pode-se evidenciar em um laboratório (virtual)? Para tal, analisamos dois vídeos de química lançados por um canal caracterizado por seu criador como entretenimento educativo, o Manual do Mundo. Evidenciou-se o laboratório como um espaço de agenciamento de expectativas e interações, capaz de manter associados aliados potentes para manter uma rede em movimento. Este caracteriza-se por um vlog de grande amplitude em visualizações especialmente entre o público jovem, que a partir de uma arregimentação por desejos propaga a ciência experimental investida pelo canal.


Texto completo:

PDF

Referências


ALFERES, S. C.; AGUSTINI, C. L. H. Programas Televisivos Infanto-Juvenis e Divulgação Científica. VIII Encontro Interno e XII Seminário de Iniciação Científica, Universidade Federal de Uberlândia, 2008.

BASTOS, S. N. D.; CHAVES, S. N. Das telas à sala de aula: como se inventa um professor de Biologia? X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP, 2015.

COSTA, M. V., ANDRADE, P. D. de. Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. Perspectiva, v. 33, n. 2, 2015.

CRUZ, J. B. da. Laboratórios. / Joelma Bomfim da Cruz. – MEC. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Organização e Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GOMES, F. Movimento de translação mobilizado no Manual do Mundo. 7° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, Canoas, RS, 2017. Disponí¬vel em:http://www.sbece.com.br/resources/anais/7/1495670931_ARQUIVO_artigo_sbece2017_ensaio2.pdf> acesso em 08 de maio de 2018.

GOMES, F.; OLIVEIRA, M. A. de. O Manual do Mundo: as derivas da educação química ciências. Revista ACTIO: docência em ciências, vol. 3, n. 1, 2018.

HENRY, J. Culture against man. Nova York, Random House, 1963.

LATOUR, B. Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: ed. Unesp, 2011.

________. A Esperança de Pandora. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.

LATOUR, B., WOOLGAR, S. A vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

OLIVEIRA, M. Os laboratórios de Química no Ensino Médio. Londrina: Eduel, 2009.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018145533-541

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008