Os discursos biológicos para os gêneros, as sexualidades e as diferenças no Brasil: um panorama histórico

Fabiana Aparecida de Carvalho, Álvaro Lorencini Júnior

Resumo


O objetivo deste ensaio teórico, fragmento de uma pesquisa de doutoramento, é problematizar os discursos e as políticas educacionais públicas acerca dos gêneros, das sexualidades e das diferenças na atualidade brasileira. Apresentamos uma análise arqueogenealógica baseada em teorizações foucaltianas e pós críticas que postulam ser as sexualidades e os gêneros dispositivos e efeitos discursivos. Momentos históricos e recentes posicionamentos políticos são destacados a fim de se discutir as verdades e as enunciações sobre sexo, gênero e sexualidade e alguns de seus atravessamentos junto ao Ensino de Ciências e Biologia.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, F.A. de et al. Políticas públicas e (in)visibilidades escolares: entre (des)conhecer, apagar e trabalhar com o combate à violência de gênero. CORREA, C.M.A.; MAIO, E.R. (Orgs.) Observatório de violência de gênero. Curitiba: CRV, 2015. p. 99-111.

CARVALHO, F.A.; LORENCINI JR, A. Ainda somos oitocentistas? Desafios feministas para a educação sexual e o ensino de ciências. V SIES, 2017, Anais... Maringá: DTP, 2017. p. 01-12.

FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

______. A história da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

______. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GARBAGNOLI, S.; PREARO, M.. La croisade anti-genre. Paris: Éditions Textuel, 2017.

RAGO, M. R. Epistemologia feminista, gênero e história. In: PEDRO, J.; GROSSI, M. (Orgs.). Masculino, feminino, plural. Florianópolis: Ed. Mulheres, 1988. p. 01-17.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018149575-586

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008