DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: um olhar a partir do recorte racial no ensino fundamental público
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva9020241596107-114Resumo
Na atualidade os recursos tecnológicos estão presentes nos mais variados ambientes e espaços, e as ferramentas tecnológicas utilizadas para inúmeras finalidades que perpassa pela comunicação; ensino; aprendizagem; informação; divulgação. A expansão e as possibilidades trazidas pela tecnologia requer adaptações e inovações, e muitas vezes são de difícil acessos, sobretudo quando levamos em consideração o recorte racial em que pretos, negros e pardos estão a margem de oportunidades, gerando um acúmulo de desvantagens nas quais se incluem a falta ou pouco acesso aos recursos tecnológicos que contribuam para o processo de aprendizagem educacional. Pensando nisso é necessário investigar o uso dessas ferramentas em ambientes que contribuem para uma formação humana e cidadã a exemplo do ambiente escolar. Nele estão presentes desafios para a utilização dessas ferramentas, mas também encontram-se possibilidades aos quais norteiam os objetivos desse estudo. Trata-se de um estudo bibliográfico e empírico, realizado com profissionais e estudantes do 9º ano “A” da EEIF Dr. João Gonçalves de Souza do distrito de Mangabeira, município de Lavras, interior do estado do Ceará.
Downloads
Referências
AQUINO, Mirian de Albuquerque. A inclusão étnico-racial na era da informação. In: Portal Geledés. 2013. Diponívem em: https://www.geledes.org.br/a-inclusao-etinico-racial-na-era-da-informacao/?gclid=CjwKCAjwg4SpBhAKEiwAdyLwvPITzf_mSCS0jRJuWSgJOrQvpXy6zOYCdMQHy8LFdyLofyFy5FcVmRoCA9sQAvD_BwE. Acesso em 07 out. 2023.
MORAIS, Margarete Campagnolo de; SILVA, João Carlos da. O uso das novas tecnologias no processo de ensino – aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na escola Pública. In: Os desafios da escola Pública Paranaense na perspectiva do professor. Secretaria de educação, governo do Estado do Paraná. Versão online, cadernos PDE, v.01, Paraná 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_ped_artigo_margarete_campagnolo_de_morais.pdf. Acesso em 17 de jul. 2023.
RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O uso de tecnologias em sala de aula. In: Revista Eletrônica LENPES - PIBID de ciências sociais. Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. Disponível em:http://www.uel.br/revistas/lenpespibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20-%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em 24 de jul. 2023.
OTTO, Patrícia Aparecida . A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas series iniciais do ensino fundamental . Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2016. Disponível em: Ihttps://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequence=1. Acesso em 17 de jul. 2023.
PASSOS, Joana Célia dos. Juventude negra na EJA : os desafios de uma política pública. [tese]. Universidade Federal de Santa Catarina- Florianópolis, SC, 2010. 242 p. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/tr-juventude-negra-na-eja-os-desafios-de-uma-politica-publica,6026f75a-e42f-4c6d-b6df-68e498f8dd1d. Acesso em 20 ago. 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.