DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: um olhar a partir do recorte racial no ensino fundamental público
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva9020241596107-114Abstract
Na atualidade os recursos tecnológicos estão presentes nos mais variados ambientes e espaços, e as ferramentas tecnológicas utilizadas para inúmeras finalidades que perpassa pela comunicação; ensino; aprendizagem; informação; divulgação. A expansão e as possibilidades trazidas pela tecnologia requer adaptações e inovações, e muitas vezes são de difícil acessos, sobretudo quando levamos em consideração o recorte racial em que pretos, negros e pardos estão a margem de oportunidades, gerando um acúmulo de desvantagens nas quais se incluem a falta ou pouco acesso aos recursos tecnológicos que contribuam para o processo de aprendizagem educacional. Pensando nisso é necessário investigar o uso dessas ferramentas em ambientes que contribuem para uma formação humana e cidadã a exemplo do ambiente escolar. Nele estão presentes desafios para a utilização dessas ferramentas, mas também encontram-se possibilidades aos quais norteiam os objetivos desse estudo. Trata-se de um estudo bibliográfico e empírico, realizado com profissionais e estudantes do 9º ano “A” da EEIF Dr. João Gonçalves de Souza do distrito de Mangabeira, município de Lavras, interior do estado do Ceará.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AQUINO, Mirian de Albuquerque. A inclusão étnico-racial na era da informação. In: Portal Geledés. 2013. Diponívem em: https://www.geledes.org.br/a-inclusao-etinico-racial-na-era-da-informacao/?gclid=CjwKCAjwg4SpBhAKEiwAdyLwvPITzf_mSCS0jRJuWSgJOrQvpXy6zOYCdMQHy8LFdyLofyFy5FcVmRoCA9sQAvD_BwE. Acesso em 07 out. 2023.
MORAIS, Margarete Campagnolo de; SILVA, João Carlos da. O uso das novas tecnologias no processo de ensino – aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na escola Pública. In: Os desafios da escola Pública Paranaense na perspectiva do professor. Secretaria de educação, governo do Estado do Paraná. Versão online, cadernos PDE, v.01, Paraná 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_ped_artigo_margarete_campagnolo_de_morais.pdf. Acesso em 17 de jul. 2023.
RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O uso de tecnologias em sala de aula. In: Revista Eletrônica LENPES - PIBID de ciências sociais. Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. Disponível em:http://www.uel.br/revistas/lenpespibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20-%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em 24 de jul. 2023.
OTTO, Patrícia Aparecida . A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas series iniciais do ensino fundamental . Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2016. Disponível em: Ihttps://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequence=1. Acesso em 17 de jul. 2023.
PASSOS, Joana Célia dos. Juventude negra na EJA : os desafios de uma política pública. [tese]. Universidade Federal de Santa Catarina- Florianópolis, SC, 2010. 242 p. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/tr-juventude-negra-na-eja-os-desafios-de-uma-politica-publica,6026f75a-e42f-4c6d-b6df-68e498f8dd1d. Acesso em 20 ago. 2023
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.