DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: um olhar a partir do recorte racial no ensino fundamental público

Autores

  • FRANCISCA AUDERLÂNIA DE OLIVEIRA DIAS E.E.I.F.Dr. João Gonçalves de Souza
  • Nilberto Henrick Silva Barbosa E.E.I.F. DR. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA
  • Rosileide Pereira de Sousa E.E.I.F. DR. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA
  • JOSÉ RODRIGO PEREIRA BARBOSA E.E.I.F. DR. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA
  • PEDRO DO CARMO DA SILVA FILHO E.E.I.F. DR. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva9020241596107-114

Resumo

Na atualidade os recursos tecnológicos estão presentes nos mais variados ambientes e espaços, e as ferramentas tecnológicas utilizadas para inúmeras finalidades que perpassa pela comunicação; ensino; aprendizagem; informação; divulgação. A expansão e as possibilidades trazidas pela tecnologia requer adaptações e inovações, e muitas vezes são de difícil acessos, sobretudo quando levamos em consideração o recorte racial em que pretos, negros e pardos estão a margem de oportunidades,  gerando um acúmulo de desvantagens nas quais se incluem a falta ou pouco acesso aos recursos tecnológicos que contribuam para o processo de aprendizagem educacional. Pensando nisso é necessário investigar o uso dessas ferramentas em ambientes  que contribuem para uma formação humana e cidadã a exemplo do ambiente escolar. Nele estão presentes desafios para a utilização dessas ferramentas, mas também encontram-se possibilidades aos quais  norteiam os objetivos desse estudo. Trata-se de um estudo bibliográfico e empírico, realizado com profissionais e estudantes do 9º  ano “A” da  EEIF Dr. João Gonçalves de Souza do distrito de Mangabeira, município de Lavras,  interior do estado do Ceará.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

FRANCISCA AUDERLÂNIA DE OLIVEIRA DIAS, E.E.I.F.Dr. João Gonçalves de Souza

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Vale do Acaraú (2002) e Graduada em ARTES VISUAIS pela Universidade Estadual do Ceará (2023), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo IFCE-CEDRO, e de Gestão e Coordenação Universidade Candido Mendes. Atua como Diretora Adjunta na SME de Lavras da Mangabeira e possui experiência na área de Educação à Distância, Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Plataformas Moodle, Google Classroom), cultura Maker e abordagem STEAM. Consultora, palestrante em tecnologia educacional certificada pelo Google Nível 2 com foco em capacitação docente no uso criativo da tecnologia educacional, Certificação para a Formação de Educadores Multiplicadores do EducaMídia

Nilberto Henrick Silva Barbosa, E.E.I.F. DR. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Formação Escolar:
2010 – 2012 - Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Alda Ferrer Augusto
Dutra.
2010 – 2014 –Curso Tecnico Integrado em Mecânica no Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia do Ceará – Campus de Cedro.
2013 – 2014 - Curso Tecnico em Secretariado Escolar pela ATS- Cursos Profissionalizantes.
2017 – 2021 – Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitario Inta- UNINTA
2022 – 2023 - Cursando Pós-Graduação em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional e
Psicopedagogia com Enfase em Educação Especial.

Professor do Ensino Fundamental II da Escola Dr João Gonçalves de Souza

Rosileide Pereira de Sousa, E.E.I.F. DR. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Graduado e pós graduada em Língua Portuguesa pela URCA; Graduada em Pedagogia pela UVA, pós graduada em Psicopedagogia pela FVS; pós graduada em neuropsicopedagia e psicomotricidade pela faculdade Prominas e pós graduada em Docência do Ensino superior pela Faveni;
Professora do Ensino Fundamental I, do IESS e Professora do Ensino Fundamental II da Escola Dr João Gonçalves de Souza

JOSÉ RODRIGO PEREIRA BARBOSA, E.E.I.F. DR. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Aluno 9º ano

PEDRO DO CARMO DA SILVA FILHO, E.E.I.F. DR. JOÃO GONÇALVES DE SOUZA

Aluno 9º ano

Referências

AQUINO, Mirian de Albuquerque. A inclusão étnico-racial na era da informação. In: Portal Geledés. 2013. Diponívem em: https://www.geledes.org.br/a-inclusao-etinico-racial-na-era-da-informacao/?gclid=CjwKCAjwg4SpBhAKEiwAdyLwvPITzf_mSCS0jRJuWSgJOrQvpXy6zOYCdMQHy8LFdyLofyFy5FcVmRoCA9sQAvD_BwE. Acesso em 07 out. 2023.

MORAIS, Margarete Campagnolo de; SILVA, João Carlos da. O uso das novas tecnologias no processo de ensino – aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental na escola Pública. In: Os desafios da escola Pública Paranaense na perspectiva do professor. Secretaria de educação, governo do Estado do Paraná. Versão online, cadernos PDE, v.01, Paraná 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_ped_artigo_margarete_campagnolo_de_morais.pdf. Acesso em 17 de jul. 2023.

RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O uso de tecnologias em sala de aula. In: Revista Eletrônica LENPES - PIBID de ciências sociais. Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. Disponível em:http://www.uel.br/revistas/lenpespibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20-%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em 24 de jul. 2023.

OTTO, Patrícia Aparecida . A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas series iniciais do ensino fundamental . Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2016. Disponível em: Ihttps://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequence=1. Acesso em 17 de jul. 2023.

PASSOS, Joana Célia dos. Juventude negra na EJA : os desafios de uma política pública. [tese]. Universidade Federal de Santa Catarina- Florianópolis, SC, 2010. 242 p. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/tr-juventude-negra-na-eja-os-desafios-de-uma-politica-publica,6026f75a-e42f-4c6d-b6df-68e498f8dd1d. Acesso em 20 ago. 2023

Publicado

2024-01-19

Edição

Secção

XVI SIAT & VIII SERPRO - Comunicação Oral