OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira

Resumo


Este artigo visa analisar as compreensões de futuros pedagogos sobre os conhecimentos essenciais para a docência em Matemática nos Anos Iniciais. Para coleta dos dados, os pesquisadores elaboraram e aplicaram um questionário com seis perguntas para dez licenciandos de um curso de pedagogia de uma instituição privada, sendo que nenhum desses cursou disciplina relativa ao Ensino de Matemática. Como resultado, vê-se que os licenciandos apontam para os conhecimentos de conteúdo de matemática como maior necessidade em sua formação, em detrimento dos demais. Por fim, vale ressaltar a necessidade de propostas mais reflexivas em Educação Matemática para o grupo e que fujam de práticas reprodutivistas de ensino.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018166290-300

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008