MEDIDAS DE TEMPO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS

Autores

  • Josiani Israel Rosalen Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Reginaldo A. Zara Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018167301-311

Resumo

As dificuldades enfrentadas por alunos surdos são potencializadas por uma barreira adicional relacionada ao reconhecimento da expressão escrita dos números em comparação com a representação na Língua de Sinais. Neste trabalho discutimos o ensino de medidas de tempo para crianças surdas nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como foco as representações numéricas associadas à indicação de horas em relógios adaptados para a língua de sinais. Através da análise de materiais produzidos por professores e outros para fins comerciais constatamos que as representações numéricas em Libras para a indicação de horas apresentam diferenças conceitualmente importantes que podem dificultar o aprendizado e comprometer a forma como os aprendizes expressam a medida de tempo.

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Biografia do Autor

Josiani Israel Rosalen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu - PR

Reginaldo A. Zara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Rosalen, J. I., & Zara, R. A. (2018). MEDIDAS DE TEMPO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS. Revista Valore, 3, 301–311. https://doi.org/10.22408/reva302018167301-311