MEDIDAS DE TEMPO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS

Josiani Israel Rosalen, Reginaldo A. Zara

Resumo


As dificuldades enfrentadas por alunos surdos são potencializadas por uma barreira adicional relacionada ao reconhecimento da expressão escrita dos números em comparação com a representação na Língua de Sinais. Neste trabalho discutimos o ensino de medidas de tempo para crianças surdas nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como foco as representações numéricas associadas à indicação de horas em relógios adaptados para a língua de sinais. Através da análise de materiais produzidos por professores e outros para fins comerciais constatamos que as representações numéricas em Libras para a indicação de horas apresentam diferenças conceitualmente importantes que podem dificultar o aprendizado e comprometer a forma como os aprendizes expressam a medida de tempo.


Texto completo:

PDF

Referências


BITTAR, M. Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2. ed. Campo Grande: UFMS, 2005.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Ministério da Educação. V. I. Secretaria de Educação Básica: Brasília, 1997.

CASCAVEL, C. Apostila Curso de Libras 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 de set. 2018

LODI, Ana Claudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n 5.626/05. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49‐63, jan./mar. 2013.

MACHADO, N. J. Matemática e Língua Materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1990.

NEVES, M.J. A comunicação em matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos. 2012,131f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Ciências - Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

OLIVEIRA, J.S. A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2006.78f. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências em Matemática – Centro Federal de Educação Tecnológica Suckow da Fonseca CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2005.

PIAGET, J; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RIBEIRO, M. L. S. Educação escolar e Práxis. São Paulo: Iglu, 1991.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018167301-311

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008