CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO

Laizir Escarpanezi Rocha, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo


Este artigo tem como finalidade apresentar possibilidades de conexão entre os conhecimentos de Ciência e de Arte.  Nesse sentido, se justifica pois busca evidenciar que esta ligação já existe há muito tempo e tem sido buscada também na atualidade, depois de ter passado por algum tempo esquecida. Figuras como Leonardo da Vinci e Einstein, souberam realizar a ligação entre as duas áreas de forma impecável. O objetivo do artigo é evidenciar que Arte e a Ciência, quando trabalhadas de forma conjunta, podem trazer vantagens para quem está envolvido com esses estudos. Para isso, foi utilizada uma revisão bibliográfica, buscando autores como Matos (2003) e Silva e Neves (2015), que abordam a parceria Arte e Ciência. O texto salienta portanto que o paradigma vigente em vários campos do conhecimento humano deve ser repensado e que, favorecer essa relação na escola pode trazer benefícios para a construção de conhecimentos nas duas áreas.


Texto completo:

PDF

Referências


CARUSO, F. O gradual abandono do céu dourado. Revista Norte Ciência, vol. 3, n. 1, p. 62-69, 2012

MATOS, C. (org). Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003.

MARCOVITCH, J. Ciência e arte – Imaginário e descoberta. In: Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003. p. 15-23.

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações. Revista ciência e cultura, vol. 57, nº 3, p. 29-32, 2005.

SILVA, J. A. P. Arte e Ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no Século XVII, 2013. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas- Universidade Estadual de Maringá, Paraná.

SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciência, Vol. 40 nº 6.p. 423-432, 2015

GOMES, T. C.; DI GIORGI, C. A. G.; RABONI, P. C. A. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física.V. 33, n. 4, p. 4314-4314, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018169312-321

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008