CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO

Authors

  • Laizir Escarpanezi Rocha Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018169312-321

Abstract

Este artigo tem como finalidade apresentar possibilidades de conexão entre os conhecimentos de Ciência e de Arte.  Nesse sentido, se justifica pois busca evidenciar que esta ligação já existe há muito tempo e tem sido buscada também na atualidade, depois de ter passado por algum tempo esquecida. Figuras como Leonardo da Vinci e Einstein, souberam realizar a ligação entre as duas áreas de forma impecável. O objetivo do artigo é evidenciar que Arte e a Ciência, quando trabalhadas de forma conjunta, podem trazer vantagens para quem está envolvido com esses estudos. Para isso, foi utilizada uma revisão bibliográfica, buscando autores como Matos (2003) e Silva e Neves (2015), que abordam a parceria Arte e Ciência. O texto salienta portanto que o paradigma vigente em vários campos do conhecimento humano deve ser repensado e que, favorecer essa relação na escola pode trazer benefícios para a construção de conhecimentos nas duas áreas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laizir Escarpanezi Rocha, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência e Matemática. Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

References

CARUSO, F. O gradual abandono do céu dourado. Revista Norte Ciência, vol. 3, n. 1, p. 62-69, 2012

MATOS, C. (org). Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003.

MARCOVITCH, J. Ciência e arte – Imaginário e descoberta. In: Ciência e arte. Imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira margem, 2003. p. 15-23.

REIS, J. C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações. Revista ciência e cultura, vol. 57, nº 3, p. 29-32, 2005.

SILVA, J. A. P. Arte e Ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no Século XVII, 2013. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas- Universidade Estadual de Maringá, Paraná.

SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciência, Vol. 40 nº 6.p. 423-432, 2015

GOMES, T. C.; DI GIORGI, C. A. G.; RABONI, P. C. A. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física.V. 33, n. 4, p. 4314-4314, 2011.

Published

2018-12-26