FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Leandro dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Jheniffer Micheline Cortez dos Reis Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018170322-333

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o papel da experimentação para os licenciandos do curso de química de uma universidade paranaense. Esta pesquisa de natureza qualitativa, foi desenvolvida na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química II, na qual foi aplicado um questionário com o intuito de investigar quais são as percepções dos alunos sobre o tema experimentação, que se configurou como instrumento de coleta de dados. Pode-se notar que os licenciandos sabem diferenciar as características e objetivos de uma abordagem experimental tradicional e investigativa, além de conhecerem e utilizarem os pressupostos teóricos da abordagem investigativa no ato de planejar, tais como a problematização o papel ativo do aluno no processo de construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Leandro dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduando do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática e Professora do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Santos, L. dos, Reis, J. M. C. dos, & Kiouranis, N. M. M. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO. Revista Valore, 3, 322–333. https://doi.org/10.22408/reva302018170322-333