FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Leandro dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Jheniffer Micheline Cortez dos Reis Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018170322-333

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o papel da experimentação para os licenciandos do curso de química de uma universidade paranaense. Esta pesquisa de natureza qualitativa, foi desenvolvida na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química II, na qual foi aplicado um questionário com o intuito de investigar quais são as percepções dos alunos sobre o tema experimentação, que se configurou como instrumento de coleta de dados. Pode-se notar que os licenciandos sabem diferenciar as características e objetivos de uma abordagem experimental tradicional e investigativa, além de conhecerem e utilizarem os pressupostos teóricos da abordagem investigativa no ato de planejar, tais como a problematização o papel ativo do aluno no processo de construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduando do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática e Professora do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Referências

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A. M. P. (Org). Ensino de Ciências – unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004.

CARVALHO, J. Uma proposta de aulas experimentais de ciências por meio do ensino por investigação. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade de Brasília, 2016.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 9, p. 31-40, 1999.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, p. 34-41, 2008.

GUIMARAẼS, C. Experimentação no ensino de Química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009.

HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de la laboratorio. Enseñanza

de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n 3, p. 299-313, 1994.

JOFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, Rio Claro, n. 2, p. 191-208, 2012.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed.Unijuí, 2007.

MINAYO, C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES R. Pesquisa social: teoria método e criatividade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v.12, n.1, p.117-128, 2006.

SOUZA, F. L.;, AKAHOSHI, L. H.; MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P. Atividades experimentais investigativas no ensino de química. São Paulo: Centro Paula Souza, 2013.

SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.

ZÔMPERO, A. F.; LABURU, C. E. Implementação de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública: uma experiência didática. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 675-684, 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-26