RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ÁREA E PERÍMETRO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E DIFICULDADES DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Amanda Stefani, Marcelo Carlos de Proença

Resumo


O presente estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos e dificuldades de alunos do Ensino Fundamental na resolução de problemas de área e perímetro. Trata-se de uma pesquisa exploratória que investigou 45 alunos do sétimo ao nono anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado do Paraná. Utilizou-se como instrumentos, um questionário e uma prova de Matemática. Ao analisar o questionário, ficou evidente que 22,22% não sabiam e 26,67% não responderam o que significava área e perímetro e que 51,11% tinham conhecimento sobre este conceito matemático. Já em relação as dificuldades, percebemos que a etapa em que os alunos apresentaram maior índice de dificuldade, foi na etapa da estratégia com um percentual de 24,44% no problema de número quatro.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: SEF/MEC, 1998.

CHI, M. T. H; GLASER. R. A capacidade para solução de problemas. In: Sternberg, R. As capacidades intelectuais humanas: uma abordagem em processamento de informações. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992, p. 249-274.

ECHEVERRÍA, M. D. P. P. A solução de problemas em Matemática. In: Pozo, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 43-65.

KRUTETSKII. V. A. The psychology of mathematical abilities in schoolchildren. Traduzido do russo por Joan Teller. Chigado: University of Chicago Press, 1976.

MAGINA, S. et al. A competência de alunos dos ensinos fundamental e médio em resolve problemas de áreas e perímetro: um estudo diagnóstico. São Paulo, p. 1 – 17, 2006.

PIROLA, N.A. Solução de Problemas Geométricos: Dificuldades e Perspectivas. 2000. Tese (exemplar à redação final) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas.

SANTOS, J.A.S. Problemas de Ensino e de aprendizagem em perímetro e área de figuras planas. REVEMAT, Florianópolis, SC, v.9, n.1, p. 224 – 238, 2014.

SILVA. E.F. Cálculo de área e perímetro das principais figuras planas: discutindo a adequação de exercícios e problemas para o Geogebra. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal da Paraíba. Pitimbu, PB, p. 67, 2013.

STERNBERG, R. Psicologia Cognitiva. Trad. Maria Regina Borges Osório. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018177353-363

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008