RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ÁREA E PERÍMETRO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E DIFICULDADES DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Amanda Stefani Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marcelo Carlos de Proença Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018177353-363

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os conhecimentos e dificuldades de alunos do Ensino Fundamental na resolução de problemas de área e perímetro. Trata-se de uma pesquisa exploratória que investigou 45 alunos do sétimo ao nono anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado do Paraná. Utilizou-se como instrumentos, um questionário e uma prova de Matemática. Ao analisar o questionário, ficou evidente que 22,22% não sabiam e 26,67% não responderam o que significava área e perímetro e que 51,11% tinham conhecimento sobre este conceito matemático. Já em relação as dificuldades, percebemos que a etapa em que os alunos apresentaram maior índice de dificuldade, foi na etapa da estratégia com um percentual de 24,44% no problema de número quatro.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Stefani, A., & de Proença, M. C. (2018). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ÁREA E PERÍMETRO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E DIFICULDADES DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 3, 353–363. https://doi.org/10.22408/reva302018177353-363