A VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS DA UTFPR - PONTA GROSSA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE

Anderson Pedro Laurindo, Josie Agatha Parrilha da Silva

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções teóricas e práticas em um curso de licenciatura pautado em uma proposta interdisciplinar. O referencial teórico utilizado para a abordagem e entendimento do curso de licenciatura foi seu próprio Projeto Pedagógico. Para contemplar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa de campo qualitativa em uma abordagem descritiva e interpretativa com acadêmicos do 3° período do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da UTFPR - Ponta Grossa. Oferecemos um Curso para os acadêmicos que apresentou conceitos teóricos e metodologias interdisciplinares. Espera-se que esta proposta traga contribuições para acadêmicos, professores e pesquisadores sobre a interdisciplinaridade, em especial, para o ensino de ciências.


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridades: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1999.

____. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. Loyola: São Paulo, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR. Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais. 2014. Disponível em:. Acesso em: 20 de jan. 2017.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Departamento Acadêmico de Ensino. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa. Disponível em: . Acesso em: 20 maio. 2017.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018178364-375

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008