REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ

Luciani de Oliveira, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Resumo


Esta pesquisa investigou as Representações Sociais de avaliação em um curso de graduação em licenciatura A coleta de dados ocorreu com a aplicação do teste de evocação livre de palavras e justificativa de cada palavra para os alunos ingressantes e concluintes. As análises foram realizadas utilizando a técnica prototípica, que foi submetida à Ordem Média de Evocação de palavras e a Frequência Média, que convergiram na construção do quadro de Vergès e na Análise Textual Discursiva, para interpretação dos resultados. Evidenciou-se que
o elemento central aprendizagem se encontra nos dois grupos e os alunos concluintes apresentaram outro elemento central, a avaliação como processo. Identificar as Representações Sociais de avaliação é importante para indicar quais os fatores que necessitam de discussões.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018183403-414

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008