REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ

Autores

  • Luciani de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018183403-414

Resumo

Esta pesquisa investigou as Representações Sociais de avaliação em um curso de graduação em licenciatura A coleta de dados ocorreu com a aplicação do teste de evocação livre de palavras e justificativa de cada palavra para os alunos ingressantes e concluintes. As análises foram realizadas utilizando a técnica prototípica, que foi submetida à Ordem Média de Evocação de palavras e a Frequência Média, que convergiram na construção do quadro de Vergès e na Análise Textual Discursiva, para interpretação dos resultados. Evidenciou-se que
o elemento central aprendizagem se encontra nos dois grupos e os alunos concluintes apresentaram outro elemento central, a avaliação como processo. Identificar as Representações Sociais de avaliação é importante para indicar quais os fatores que necessitam de discussões.

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Publicado

2018-12-26