MAPAS CONCEITUAIS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Beatriz Haas Delamuta, Marlize Spagolla Bernardelli, Natany Dayani de Souza Assai, Diego Marlon Santos

Resumo


O objetivo é discutir as perspectivas de ensino evidenciadas por 5 professores de Química da rede pública sobre sua atividade docente, mediante ao estudo de mapas conceituais elaborados pelos mesmos. Os dados dessa pesquisa constituem 3 encontros de um Roteiro Instrucional. Nesses encontros os professores desenvolveram mapas conceituais mediante a sistematização de um conceito químico escolhido e os procedimentos metodológicos, recursos didáticos e procedimentos avaliativos utilizados em sala de aula para trabalhar tal conceito. Posterior à análise dos mapas, foi possível perceber a predominância da perspectiva tradicional, com ênfase na utilização do quadro negro e de avaliações teóricas, além da identificação de alguns equívocos conceituais por parte dos professores analisados

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018184415-428

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008