FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO

Natany Dayani de Souza Assai, Juliana Costa Rolim Galvão, Beatriz Haas Delamuta, Marlize Spagolla Bernardelli

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma Sequência Didática (SD) apoiada na utilização do lúdico e atividades experimentais para a aprendizagem dos conceitos de funções químicas para uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Foi elaborado e desenvolvido um jogo de cartas, denominado UNO QUÍMICO, inspirado no Jogo Uno. A coleta e análise dos dados pautou-se na análise de conteúdo. Após o desenvolvimento da SD, os resultados demonstraram a evolução por parte dos alunos na identificação das funções químicas. Com relação ao jogo, os alunos demonstraram não encontrar dificuldade e o classificaram de médio a fácil. Diante disso, o jogo como parte integrante da SD, auxiliou na identificação das funções químicas, uma vez que proporcionou envolvimento, motivação e discussão dos conceitos químicos.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018191454-465

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008